Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAtenção, aposentado! Governo alerta sobre fake news envolvendo o...

Atenção, aposentado! Governo alerta sobre fake news envolvendo o INSS

Golpistas estão usando o nome do INSS para aplicar golpes, em relação a concessão de aposentadorias

Recentemente, o Governo emitiu um alerta sobre fake news que estão espalhando nas redes sociais, envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

De acordo com o alerta do gov.br, as informações falsas afirmam que o INSS é obrigado a transformar auxílios de incapacidade temporária em aposentadoria por incapacidade permanente. A notícia ainda informa que o órgão não poderia encaminhar ninguém para a Reabilitação Profissional.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Entenda o que diz a nova portaria do INSS

Segundo a Agência Gov, a Portaria Nº 1.310/2025 atualiza regras antigas sobre a Reabilitação Profissional e coloca a aposentadoria por incapacidade permanente apenas para casos específicos.

A aposentadoria, neste caso, é concedida para pessoas que cumprem os requisitos legais, como o cumprimento do prazo de carência, e ao comprovarem sua incapacidade. A perícia médica deve confirmar que a pessoa possui uma incapacidade permanente para exercer a sua função atual. 

O documento ainda reforça que, caso o segurado não consiga voltar a sua função atual, ele não será aposentado automaticamente. Por lei, o segurado poderá passar por reabilitação para o exercício de uma nova função. 

A nova portaria prevê conversão automática apenas para casos de incapacidade permanente, e quando a equipe multidisciplinar do INSS atestar que não há possibilidade de reabilitação para a função atual ou quaisquer outras. 

Leia também: Governo adia biometria em benefícios enquanto fila do INSS bate recorde de quase 3 milhões

INSS foi alvo de outros golpes recentemente

Recentemente, o INSS emitiu um alerta para orientar que idosos não atendam ligações falsas que utilizam o nome da instituição sobre a realização de Prova de Vida. 

De acordo com gov.br, os golpistas entram em contato com os idosos por telefone, e os instruem a apertar as opções “1” ou “2” para confirmar seus dados ou manter o seu benefício ativo. No entanto, o INSS não realiza a Prova de Vida por telefone ou mensagens.

A Prova de Vida é feita de forma automática, com o cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Essas informações vêm de órgãos como o TRE e Detran, já que a foto e a biometria utilizada nestes dois órgãos são validadas nas bases da Senatran e Justiça Eleitoral. 

Golpes feitos pelo celular
Criminosos estão entrando em contato com idosos pelo WhatsApp (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Leia também: INSS começa devolver descontos indevidos a beneficiários de aposentados já falecidos

Receita Federal também emitiu alerta para golpes

Golpistas estão entrando em contato com os contribuintes por WhatsApp e e-mail, alegando que há pagamentos pendentes junto à Receita Federal. Os criminosos enviam links falsos, com imagens do governo, contendo CPF e nome completo, e exigindo o pagamento de alguma taxa.

A Receita Federal alertou que as mensagens enviadas por criminosos sempre informam um prazo de minutos para a realização do pagamento, e ameaças de possíveis bloqueios de CPF e contas bancárias. 

É importante informar que a Receita não envia mensagens ou boletos de cobrança por e-mail ou WhatsApp. E que todos os débitos e pendências devem ser consultados diretamente no site oficial da Receita e de outros órgãos públicos.

Leia também: Receita Federal faz anúncio que impactará empresas e pessoas físicas em 2026

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 130 milhões

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 130 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2967 realizado no sábado (31/01), em São Paulo
Foto: Divulgação/FVS-RCP

Doença da urina preta atinge três pessoas após consumo de pacu no Amazonas

Casos foram confirmados em Itacoatiara, a 270 km de Manaus, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do estado; pacientes apresentaram sintomas nove horas após as refeições
Cão Orelha

Polícia ouve adolescente sobre morte do cão Orelha e descarta desafio de redes como motivação

Investigação ouve mais um adolescente suspeito e busca individualizar condutas dos quatro jovens envolvidos no caso
Menina é resgatada em MG após 3 dias perdida na mata

Criança de 4 anos é resgatada após três dias perdida em mata em MG

Menina foi localizada após operação que mobilizou 21 militares e cobriu área equivalente a 40 campos de futebol