Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilJustiça argentina aprova extradição de brasileiros condenados por atos...

Justiça argentina aprova extradição de brasileiros condenados por atos de 8 de janeiro

Juiz Daniel Rafecas decidiu por extraditar cinco réus foragidos no país; decisão ainda depende de aprovação do governo Milei

A Justiça Federal da Argentina decidiu autorizar a extradição de cinco brasileiros que haviam buscado refúgio no país após serem condenados pelos atos de vandalismo e invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), em 8 de janeiro de 2023.

A decisão foi proferida pelo juiz Daniel Rafecas, responsável pela 3ª Vara Federal Criminal de Buenos Aires, após a análise individual dos pedidos apresentados pelo governo brasileiro.

Os brasileiros – Ana Paula de Souza, Wellington Luiz Firmino, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joelton Gusmão de Oliveira e Joel Borges Corrêa – estavam foragidos desde que foram sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal. As penas variam de 13 a 17 anos de prisão, conforme o grau de participação e os crimes atribuídos a cada um. Todos foram detidos em território argentino ao longo de 2024, após a emissão de alertas internacionais pelo Brasil.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

No despacho, Rafecas concluiu que os crimes pelos quais os cinco foram condenados também encontram correspondência na legislação penal argentina, o que permitiu acatar o pedido de extradição. O magistrado destacou ainda que as sentenças já transitadas no Brasil foram decisivas para a análise, embora tenha ressaltado que cada caso foi examinado separadamente, considerando elementos apresentados pela defesa e pelas autoridades brasileiras.

Apesar do aval judicial, o processo não está totalmente concluído. A decisão ainda pode ser questionada nas instâncias superiores da Argentina, e a extradição só será formalmente concluída após manifestação do Poder Executivo argentino – etapa obrigatória segundo a legislação local – neste caso, o governo de Javier Milei. Não há prazo para que essas etapas sejam encerradas.

Enquanto isso, os cinco brasileiros permanecem detidos em unidades federais argentinas aguardando o desfecho do processo. O governo brasileiro acompanha o caso por meio de canais diplomáticos e espera que, uma vez finalizada a extradição, os condenados retornem ao país para cumprir o restante de suas penas no sistema prisional nacional.

Leia Mais: “A decisão do ministro Gilmar está correta”, diz jurista Lenio Streck à TMC

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão