No Brasil, as simpatias de Ano Novo são diversas e variam conforme a região. Uma das mais conhecidas é vestir roupas brancas na virada. Outra tradição popular é pular sete ondas logo após a meia-noite.
Mas você conhece as tradições de outros países? Se não, veja agora com as informações da revista Casa e Jardim. Quem sabe você não se interessa em adotar mais uma simpatia para sua virada de ano!
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
América do Sul
Brasil: vestir roupas brancas na virada é tradição ligada ao candomblé e ao orixá Oxalá, simbolizando paz e harmonia. Outra prática popular é pular sete ondas, cada salto representando pedidos ou agradecimentos para o novo ciclo.
Colômbia: quem deseja viajar deve sair correndo pelas ruas com malas vazias, acreditando que isso abrirá caminhos para novas jornadas.
Equador: bonecos feitos de madeira e jornais são queimados na virada, simbolizando o fim das frustrações do ano velho e a leveza para começar o novo ciclo.
Leia mais: Qual cor devo usar na virada do Ano Novo? Veja dicas
América do Norte
Estados Unidos: comer feijão-fradinho (black eyed peas) é visto como sinal de sorte. Além disso, evitar tarefas domésticas no primeiro dia do ano é considerado uma forma de afastar perdas.
Canadá: a tradição é o famoso “mergulho do urso polar”, em que pessoas entram em rios ou lagos congelados como promessa de renovação e coragem.
Leia também: 30 sobremesas saborosas para sua Ceia de Ano Novo
Europa
Dinamarca: quebrar pratos na porta de amigos e familiares simboliza sorte e afeto. Quanto mais louça acumulada, maior a sorte. Também é comum pular de uma cadeira nova na virada.
Escócia: durante o festival Hogmanay, desfiles com bolas de fogo iluminam as ruas, tradição herdada dos vikings que simboliza purificação e proteção.
Espanha: comer 12 uvas à meia-noite é tradição: cada fruta representa sorte para um mês do ano seguinte.
Grécia: pendurar uma cebola na porta simboliza renovação. No primeiro dia, os pais acordam os filhos batendo suavemente com o vegetal na cabeça.
Rússia: as famílias redecoram suas árvores de Natal, chamadas yolka, com novas luzes e enfeites para simbolizar esperança e renovação.

Ásia
Japão: o Ano Novo é marcado por 108 badaladas de sino, número que simboliza os desejos humanos. Cada toque purifica quem escuta, preparando para o novo ciclo.
Filipinas: frutas de formato circular são colocadas na mesa de jantar, já que o formato remete a moedas e atrai prosperidade.
Leia ainda: Terceira Guerra Mundial? O que esperar de 2026 segundo previsões de vidente
