Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloProjeto que libera mototáxi em São Paulo é aprovado...

Projeto que libera mototáxi em São Paulo é aprovado em 1º turno na Câmara dos Vereadores

Proposta, aprovada por 29 a 9, volta ao plenário para votação em 2º turno na próxima semana

A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou na noite desta quinta-feira (04/12), em primeiro turno, o projeto de lei que regulamenta o transporte individual de passageiros por motos.

A proposta, aprovada por 29 a 9, volta ao plenário para votação em segundo turno na próxima semana (segunda ou terça-feira) antes de seguir para sanção do prefeito Ricardo Nunes.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O texto proíbe circulação de motos por aplicativo em vias de alta velocidade, como marginais e a Avenida 23 de Maio, e veta operação em dias de tempestade. Também exige idade mínima de 21 anos, curso especializado, CNPJ e exame toxicológico.

Pelo projeto aprovado, as motos usadas deverão ter entre 150 e 400 cilindradas, até oito anos de fabricação e dispositivos extras de segurança.

A regulamentação prevê que empresas de aplicativo terão de oferecer seguro aos passageiros e áreas de descanso para condutores.

A votação ocorreu após protestos de motoboys, enquanto a prefeitura tenta barrar o serviço na Justiça por riscos ao sistema de saúde. A cidade vive recorde de acidentes com motos, com mais de 11 mil ocorrências em 2025.

Leia mais: Após nova derrota na Justiça, Ricardo Nunes prevê “carnificina” em mototáxis em São Paulo

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Uma foto de um portão de ferro, coberto por algumas trepadeiras de folhas verdes, que revela a entrada de uma casa. O portão está pintado de marrom, e a parede, ao seu lado direito, é de um tom de vermelho terracota. Pendurado no portão, no centro da imagem, há um cartaz retangular branco com letras pretas em caixa alta, que diz:

Assédio de construtoras motiva campanha “Chega de Prédios” em bairro de SP

Moradores da Vila Mariana, bairro tradicional da Zona Sul de São Paulo, relatam que são constantemente abordados e até coagidos por construtoras
Favela do Moinho: Justiça suspende demolições e pede presença da PM contra invasões

Favela do Moinho: Justiça suspende demolições e pede presença da PM contra invasões

Desde abril deste ano, quando deram início ao processo de reassentamento das famílias, a Favela do Moinho vive novela devido a incertezas sobre a destinação dos moradores
SP: bandido invade igreja, rouba caixa de energia e fere vítima, mas acaba preso

SP: bandido invade igreja, rouba caixa de energia e fere vítima, mas acaba preso

Crime ocorreu na Avenida Pires do Rio, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo