O Google revelou quais foram os assuntos de política mais pesquisados neste ano na plataforma pelos brasileiros, e a política foi destaque.
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e a votação da anistia foram os dois termos mais procurados neste último ano. O ranking do Google pode ser encontrado completo neste link.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Julgamento de Bolsonaro foi destaque
Em primeiro lugar no ranking, está o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. A condenação foi emitida em 12 de setembro deste ano, após o julgamento da Primeira Turma do Superior Tribunal Federal (STF).
Inicialmente, Bolsonaro esteve em prisão domiciliar e estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. No entanto, em 22 de novembro, o ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica utilizando solda.
Jair foi conduzido à detenção em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Na mesma semana, a Primeira Turma do STF votou para que Bolsonaro cumpra a prisão de forma definitiva, por sua condenação no envolvimento na trama golpista.
A votação da anistia ocupa o segundo lugar do ranking de assuntos mais buscados no Google. Será votada a concessão de “perdão” para os envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
O projeto é mobilizado por deputados do Partido Liberal (PL), e conta com apoio do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e é impulsionado pelos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: Bolsonaro tentou romper tornozeleira, e fuga seria facilitada por vigília, diz decisão
Lei Magnitsky, PEC da Blindagem e COP 30 fecham a primeira parte do ranking
Em terceiro lugar, está a Lei Magnitsky. Em julho deste ano, o governo dos Estados Unidos aplicou esse mecanismo para o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
De acordo com a Agência Brasil, a lei é utilizada para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. A medida bloqueia bens e empresas que o alvo tenha nos Estados Unidos.

No quarto lugar, está a PEC da Blindagem, que foi votada de forma relâmpago na Câmara dos Deputados, e derrubada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A PEC previa que processos criminais contra deputados e senadores só poderiam ser iniciados no STF após o aval do Senado ou Câmara, em votação secreta.
Segundo a BBC, após votação na CCJ, o caso foi arquivado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Fechando a primeira parte do ranking, em quinto lugar, está a COP30. O evento com líderes de países do mundo todo aconteceu em novembro, em Belém, no Pará.
O encontro entre líderes, buscou a criação de um roteiro para eliminação progressiva de combustíveis fósseis, o financiamento climático e o objetivo de colocar as florestas tropicais como solução climática global.
Leia também: Pacote de Belém é aprovado e COP30 abre “década da virada” contra crise climática
Year in Search é a retrospectiva anual do Google
Anualmente, o Google divulga o ‘Year in Search’, com as informações de termos, acontecimentos, filmes e séries mais pesquisadas no ano em cada país.
A pesquisa reúne 18 tópicos, e detalha itens mais procurados como quanto custa algo ou quem é determinada pessoa, além de termos mais pesquisados na política, clubes de futebol e o que virou meme ou trend.
Leia também: Ranking do Google mostra o que os brasileiros mais pesquisaram em 2025
O ranking completo dos assuntos mais buscados sobre política pelos brasileiros no Google
- 1º Julgamento de Jair Bolsonaro
- 2º Votação da anistia
- 3º Lei Magnitsky
- 4º PEC da Blindagem
- 5º COP30
- 6º IOF
- 7º Carteira Nacional Docente
- 8º BRICS
- 9º Concurso dos Correios
- 10º Empréstimo consignado para CLT
