A McLaren vai determinar ordens de equipe, se necessário, para garantir o título do Mundial de Pilotos de Fórmula 1, neste fim de semana, no GP de Abu Dhabi, garantiu o diretor-executivo da equipe britânica, Zak Brown, nesta sexta-feira (5/12).
Lando Norris lidera o campeonato, com 12 pontos de vantagem sobre o vice-líder Max Verstappen, da Red Bull. O terceiro colocado é o australiano Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren. Os dois pilotos do time britânico têm chances de título na etapa que encerra a temporada, nos Emirados Árabes Unidos.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Norris foi questionado na quinta-feira sobre as circunstâncias que possivelmente exigiriam que Piastri mudasse de posição em Abu Dhabi e disse que não pediria isso.
Brown disse à emissora Sky Sports, no entanto, que a McLaren gostaria que Piastri cedesse, se for necessário.
“Sim, é claro. Somos realistas. Queremos vencer o campeonato de pilotos. Se entrarmos na corrida e ficar bem claro que um tem chance e o outro não, faremos o possível para vencer o campeonato de pilotos. Seria loucura não fazer isso.”
“Não vamos deixar de ganhar o campeonato porque estamos tentando proteger um terceiro e um quarto, ou um sexto e um sétimo, ou qualquer que seja a situação.”
Norris será campeão se terminar entre os três primeiros, enquanto Piastri precisa vencer ou terminar em segundo para ter uma chance.
Brown disse que a Fórmula 1 sempre foi um esporte de equipe e minimizou o risco de uma reação negativa dos fãs.
A McLaren já garantiu o título do Mundial de Construtores pelo segundo ano consecutivo. “Se um deles não pode vencer, eles querem que o outro vença. E é isso que a equipe quer. E eles são jogadores de equipe e já vimos isso no ano passado.”
“Não acho que seja incomum em qualquer esporte que os companheiros de equipe façam sacrifícios uns pelos outros para dar à equipe o que eles querem.”
Leia mais: Estreantes, calor e distância: sorteio vai definir os grupos da Copa de 2026 nesta sexta
Por Reuters
