Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteNeymar, Vini Jr., Marrocos… veja as respostas de Carlo...

Neymar, Vini Jr., Marrocos… veja as respostas de Carlo Ancelotti na coletiva desta sexta

Treinador da Seleção Brasileira concedeu entrevista após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

O treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, deu uma entrevista coletiva nesta sexta (05/11), às 19h, após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o cabeça-de-chave do Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia.

Na coletiva, que aconteceu em Washington, Estados Unidos – local do evento do sorteio – Ancelotti falou sobre o chaveamento, sobre a importância de vencer um título pela Seleção, a logística de treinamento, a questão física na Copa e, claro, sobre Neymar.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Marrocos e Neymar

Walid Regragui, técnico da seleção de Marrocos, afirmou que respeita muito a Seleção Brasileira, mas que teria mais medo de jogar contra o Brasil se Neymar estivesse em campo.

Perguntado sobre a afirmação, Ancelotti afirmou que “temos que falar também dos outros jogadores, pensar no Brasil, que pode estar com ou sem Neymar“.

O treinador ainda garantiu que a lista definitiva vai sair “depois da Data Fifa de março”. Sobre enfrentar uma seleção como a de Marrocos, que terminou a Copa de 2022 entre os quatro melhores, Ancelotti foi incisivo: “Temos que ganhar o jogo, seja contra Marrocos, Haiti ou Escócia (…) é muito importante para a comissão fazer o trabalho que precisamos fazer, e se possível, ganhar os três jogos“.

Desgaste físico

A questão geográfica de disputar uma Copa no Hemisfério Norte, em época de verão, distribuída em três países apareceu diversas vezes durante a coletiva. Ancelotti fez uma comparação com o passado: na Copa de 1994, ele era auxiliar técnico da Itália, vencida pelo Brasil na final.

A Copa de 1994 ocorreu também nos Estados Unidos, mas para Ancelotti, “o futebol evoluiu; acho que vamos jogar à noite e não no sol do meio-dia a 90 graus“.

Leia mais: Brasil joga em três dias diferentes da semana na fase de grupos da Copa 2026

Carleto afirmou que “está tudo bem planejado” na preparação da Seleção, e que apenas “precisamos encontrar um bom CT aqui nos Estados Unidos”.

Neymar pode ser convocado?

As repetidas perguntas sobre Neymar pareceram incomodar um pouco o técnico da Seleção, mas ele respondeu de forma assertiva: para Carleto, “se Neymar estiver bem” ou “melhor que outro”, ele “vai jogar a Copa e ponto“.

“Eu entendo muito bem que estão interessados em Neymar, quero esclarecer (…) estamos em dezembro, a Copa é em junho, vou escolher a Seleção em maio. Se Neymar estiver bem, ou melhor que outro, vai jogar a Copa e ponto. Não tenho dúvidas com ninguém”, disse Ancelotti.

Importância para a Seleção

Carlo Ancelotti foi perguntado sobre como se sente com a importância dada a ele como técnico da Seleção, bem como seu “crédito” em retornar a credibilidade ao time do Brasil. O técnico respondeu de forma moderada: para ele, “pode ser que a Seleção” é que seja importante para ele, e não o contrário.

O treinador afirmou que foi “muito bonito” o acolhimento dos brasileiros, mas que não está satisfeito apenas com isso: “Quero fazer algo importante para a Seleção“, afirmou.

“O acolhimento a mim foi muito bonito, mas quero fazer algo importante para a Seleção. Pode ser que eu seja muito importante para a Seleção, pode ser que a Seleção seja muito importante para mim”, disse Ancelotti.

Testes na convocação

Faltando cerca de seis meses para a Copa, Ancelotti afirmou que “não é mais hora de fazer testes” nas convocações. Para o treinador, a lista que tem na cabeça “está muito perto da lista definitiva de março”.

Apesar disso, Ancelotti reconheceu que entre março, quando sai a lista definitiva, e maio, quando a Seleção deve ser convocada oficialmente, “todo tipo de coisa pode acontecer” e está preparado para eventuais infortúnios.

Protagonistas e coadjuvantes

Respondendo a uma pergunta sobre um suposto protagonismo de Vini Jr. na equipe, Ancelotti combateu a ideia de que os outros atletas seriam “coadjuvantes” e defendeu o elenco: “Não temos hoje um jogador referente (sic), mas temos o melhor goleiro do mundo, o melhor zagueiro do mundo, meio-campistas ‘top’…”, discursou Carleto.

“Não quero jogadores que querem ser os melhores do mundo, quero jogadores que querem ganhar a Copa do Mundo”, filosofou o treinador da Seleção.

Copa do Mundo FIFA 2026

A Copa do Mundo de 2026 acontece entre os dias 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá. Pela primeira vez na história, serão 48 seleções disputando o troféu mais cobiçado do futebol.

O jogo de abertura será disputado no Estádio Azteca, no México, e a grande final acontece no Estádio MetLife, em Nova Jersey (Estados Unidos).

Serão 104 partidas disputadas ao todo, com o México, um dos três países-anfitriões da competição, enfrentando a África do Sul para abrir o calendário.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...
Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

A seleção brasileira realizou seu penúltimo treino antes do jogo contra o Japão, na próxima terça-feira (14), em Tóquio....
Homem veste camiseta preta da equipe Mercedes-AMG Petronas e segura um microfone durante entrevista ou coletiva de imprensa, com logotipos da Petronas e Syntium exibidos em um painel de fundo.

Fórmula 1: George Russell relembra corridas icônicas de Interlagos

Piloto da Mercedes diz que o país tem papel histórico na categoria e cita vitórias marcantes em São Paulo
Charles “Do Bronx” vence Mateusz Gamrot no UFC Rio e se mantém no TOP 5 da categoria

Charles “Do Bronx” vence Mateusz Gamrot no UFC Rio e se mantém no TOP 5 da categoria

O ex-campeão dos leves Charles "Do Bronx" Oliveira finalizou o rival Mateusz Gamrot no segundo round do UFC Rio...