Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCâmara avança projeto que prioriza gestantes em trabalho de...

Câmara avança projeto que prioriza gestantes em trabalho de parto no trânsito

Texto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes concede benefícios de veículos de emergência a carros transportando mulheres prestes a dar à luz

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 621/24, que concede aos veículos transportando mulheres em trabalho de parto os mesmos benefícios dos veículos em serviço de urgência. A aprovação ocorreu neste sábado (06/12), alterando o Código de Trânsito Brasileiro para garantir livre circulação, parada e estacionamento a esses veículos.

O texto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ser encaminhado ao Senado. A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O projeto estabelece que automóveis transportando gestantes em início de trabalho de parto terão preferência no trânsito, similar ao tratamento dado a ambulâncias. A medida visa facilitar o acesso rápido a unidades de saúde em situações de urgência.

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator da proposta na Comissão, emitiu parecer favorável, classificando a iniciativa como “louvável”. Ele destacou, porém, limitações na aplicação do benefício: “Entendo, no entanto, que não se trata de direito absoluto, mas sua aplicabilidade deve ser avaliada pela autoridade de trânsito, considerando-se o caso concreto, de ofício ou mediante requerimento da parte interessada”, afirmou o parlamentar.

O texto inclui uma cláusula que prevê a exclusão de ilicitude para motoristas que cometam infrações de trânsito em situações de comprovado trabalho de parto iminente. Essas ações poderão ser justificadas pelo estado de necessidade ou legítima defesa de terceiro, desde que a prioridade seja utilizada com prudência.

Leia mais: Pesquisa mostra 32% de aprovação e 37% de rejeição ao governo Lula

Após passar pela CCJ, o projeto precisará ser aprovado pelo Senado para se tornar lei. Caso receba modificações no Senado, o texto retornará à Câmara para nova apreciação.

A iniciativa busca implementar uma política pública de proteção às mulheres durante o período gestacional, beneficiando diretamente gestantes em trabalho de parto e seus acompanhantes ou condutores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF