Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCâmara avança projeto que prioriza gestantes em trabalho de...

Câmara avança projeto que prioriza gestantes em trabalho de parto no trânsito

Texto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes concede benefícios de veículos de emergência a carros transportando mulheres prestes a dar à luz

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 621/24, que concede aos veículos transportando mulheres em trabalho de parto os mesmos benefícios dos veículos em serviço de urgência. A aprovação ocorreu neste sábado (06/12), alterando o Código de Trânsito Brasileiro para garantir livre circulação, parada e estacionamento a esses veículos.

O texto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ser encaminhado ao Senado. A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O projeto estabelece que automóveis transportando gestantes em início de trabalho de parto terão preferência no trânsito, similar ao tratamento dado a ambulâncias. A medida visa facilitar o acesso rápido a unidades de saúde em situações de urgência.

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator da proposta na Comissão, emitiu parecer favorável, classificando a iniciativa como “louvável”. Ele destacou, porém, limitações na aplicação do benefício: “Entendo, no entanto, que não se trata de direito absoluto, mas sua aplicabilidade deve ser avaliada pela autoridade de trânsito, considerando-se o caso concreto, de ofício ou mediante requerimento da parte interessada”, afirmou o parlamentar.

O texto inclui uma cláusula que prevê a exclusão de ilicitude para motoristas que cometam infrações de trânsito em situações de comprovado trabalho de parto iminente. Essas ações poderão ser justificadas pelo estado de necessidade ou legítima defesa de terceiro, desde que a prioridade seja utilizada com prudência.

Leia mais: Pesquisa mostra 32% de aprovação e 37% de rejeição ao governo Lula

Após passar pela CCJ, o projeto precisará ser aprovado pelo Senado para se tornar lei. Caso receba modificações no Senado, o texto retornará à Câmara para nova apreciação.

A iniciativa busca implementar uma política pública de proteção às mulheres durante o período gestacional, beneficiando diretamente gestantes em trabalho de parto e seus acompanhantes ou condutores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão