A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, confirmou que irá a Oslo para receber o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira (10/12), conforme informou o Comitê Norueguês do Nobel. A decisão ocorre mesmo após o governo de Nicolás Maduro advertir que a considerará “foragida” caso saia da Venezuela.
Kristian Berg Harpviken, chefe do Instituto Nobel, afirmou à agência AFP: “Entrei em contato com Machado ontem à noite [6ª feira] e ela confirmou que estará em Oslo para a cerimônia“. Sobre os detalhes logísticos da viagem, Harpviken declarou: “Dada a situação de segurança, não podemos dizer mais sobre a data ou sobre como ela chegará”. Em declaração à emissora de rádio NRK, Harpviken acrescentou: “Nada é 100% certo no mundo, mas isto é tão certo quanto pode ser”.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Edmundo González, candidato presidencial da oposição nas eleições de 2024 e atualmente exilado na Espanha, também participará do evento. A premiação acontecerá na capital norueguesa, onde tradicionalmente é entregue o Nobel da Paz, enquanto as demais categorias são concedidas em Estocolmo, Suécia.
Machado vive escondida na Venezuela devido à perseguição política do regime. O Comitê Norueguês anunciou sua escolha como laureada em 10 de outubro deste ano, destacando “seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Leia Mais: Rússia ataca infraestrutura da Ucrânia e provoca apagões em 8 regiões
Em novembro, o procurador-geral da Venezuela declarou à AFP que María Corina seria considerada “fugitiva” se deixasse o país para receber seu prêmio. A oposição venezuelana convocou para este sábado, 6, marchas em várias cidades do mundo, para “acompanhar o reconhecimento à valentia de cada venezuelano, porque o Nobel é de todos e a esperança também”, segundo uma publicação nas redes sociais.
Ao receber o prêmio, a opositora venezuelana receberá 11 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 6,2 milhões, além da tradicional estatueta.
