A pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (06/12), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL) por 51% a 36%, em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.
O levantamento foi realizado entre 2 e 4 de dezembro com 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros, e indica que o atual mandatário mantém liderança, também, no primeiro turno, com 41% das intenções de voto contra 18% do filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL).
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
As entrevistas não levaram em conta a bênção de Bolsonaro à candidatura do filho, anunciada pelo próprio senador e confirmada pelo PL, na última sexta-feira (05/12). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com a pesquisa de julho, a vantagem de Lula sobre Flávio aumentou. Na aferição anterior, o petista vencia por 48% a 37%. Agora, a diferença subiu 15 pontos percentuais.
Outros cenários de 2º turno
Outros nomes da direita demonstram melhor desempenho que o senador fluminense em confrontos diretos com Lula. Abaixo, veja outros cenários de segundo turno!
Cenário com Tarcísio (Republicanos)
Lula: 47%
Tarcísio: 42%
Cenário com Ratinho Junior (PSD)
Lula: 47%
Ratinho Junior: 41%
Cenário com Eduardo Bolsonaro (PL)
Lula: 52%
Eduardo Bolsonaro: 35%
Cenário com Michelle Bolsonaro
Lula: 50%
Michelle Bolsonaro: 39%
Cenários de primeiro turno
Nos cenários de primeiro turno, Lula mantém 41% em todas as configurações testadas. Em uma delas, é seguido por Flávio Bolsonaro, com 18%, Ratinho, 12%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), 7%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 6%.
Quando Michelle substitui Flávio na disputa, ela alcança 24% contra os mesmos 41% de Lula. Neste cenário, Ratinho aparece com 10%, Caiado, 6%, e Zema, 5%.
Na simulação com Tarcísio como candidato, o governador paulista registra 23%, seguido por Ratinho, com 11%, Caiado, 6% e Zema, 3%.
Leia mais: Pesquisa aponta 32% de aprovação e 37% de rejeição ao governo Lula
Cenário com Jair Bolsonaro
O Datafolha também testou um cenário hipotético com Jair Bolsonaro, apesar da inelegibilidade devido à condenação de 27 anos e três meses na ação penal da trama golpista, após perder as eleições de 2022. Nesta simulação, Lula venceria por 49% a 40%. Em julho, a diferença era menor: 47% a 43%.
A pesquisa ainda revela os índices de rejeição dos possíveis candidatos. Bolsonaro lidera com 45% dos eleitores que afirmam que não votariam nele, seguido por Lula, 44%.
Os filhos do ex-presidente e a ex-primeira-dama também apresentam rejeição elevada:
- Flávio: 38%;
- Eduardo: 37%; e
- Michelle: 35%.
Os governadores da direita mostram índices de rejeição mais baixos: Zema e Ratinho têm 21%, enquanto Tarcísio está com 20% e Caiado, 18%.
