Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula lidera com vantagem de 15 pontos sobre Flávio...

Lula lidera com vantagem de 15 pontos sobre Flávio Bolsonaro, diz Datafolha sobre 2026

Levantamento do Datafolha mostra Lula com 51% contra 36% de Flávio, indicado pelo ex-presidente Bolsonaro para representá-lo nas eleições de 2026

A pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (06/12), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL) por 51% a 36%, em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026

O levantamento foi realizado entre 2 e 4 de dezembro com 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros, e indica que o atual mandatário mantém liderança, também, no primeiro turno, com 41% das intenções de voto contra 18% do filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

As entrevistas não levaram em conta a bênção de Bolsonaro à candidatura do filho, anunciada pelo próprio senador e confirmada pelo PL, na última sexta-feira (05/12). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com a pesquisa de julho, a vantagem de Lula sobre Flávio aumentou. Na aferição anterior, o petista vencia por 48% a 37%. Agora, a diferença subiu 15 pontos percentuais.

Outros cenários de 2º turno

Outros nomes da direita demonstram melhor desempenho que o senador fluminense em confrontos diretos com Lula. Abaixo, veja outros cenários de segundo turno!

Cenário com Tarcísio (Republicanos)

Lula: 47%

Tarcísio: 42%

Cenário com Ratinho Junior (PSD)

Lula: 47%

Ratinho Junior: 41%

Cenário com Eduardo Bolsonaro (PL)

Lula: 52%

Eduardo Bolsonaro: 35%

Cenário com Michelle Bolsonaro

Lula: 50%

Michelle Bolsonaro: 39%

Cenários de primeiro turno

Nos cenários de primeiro turno, Lula mantém 41% em todas as configurações testadas. Em uma delas, é seguido por Flávio Bolsonaro, com 18%, Ratinho, 12%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), 7%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 6%.

Quando Michelle substitui Flávio na disputa, ela alcança 24% contra os mesmos 41% de Lula. Neste cenário, Ratinho aparece com 10%, Caiado, 6%, e Zema, 5%.

Na simulação com Tarcísio como candidato, o governador paulista registra 23%, seguido por Ratinho, com 11%, Caiado, 6% e Zema, 3%.

Leia mais: Pesquisa aponta 32% de aprovação e 37% de rejeição ao governo Lula

Cenário com Jair Bolsonaro

O Datafolha também testou um cenário hipotético com Jair Bolsonaro, apesar da inelegibilidade devido à condenação de 27 anos e três meses na ação penal da trama golpista, após perder as eleições de 2022. Nesta simulação, Lula venceria por 49% a 40%. Em julho, a diferença era menor: 47% a 43%.

A pesquisa ainda revela os índices de rejeição dos possíveis candidatos. Bolsonaro lidera com 45% dos eleitores que afirmam que não votariam nele, seguido por Lula, 44%.

Os filhos do ex-presidente e a ex-primeira-dama também apresentam rejeição elevada: 

  • Flávio: 38%;
  • Eduardo: 37%; e
  • Michelle: 35%.

Os governadores da direita mostram índices de rejeição mais baixos: Zema e Ratinho têm 21%, enquanto Tarcísio está com 20% e Caiado, 18%.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid