Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSoldado confessa que matou cabo encontrada carbonizada em quartel

Soldado confessa que matou cabo encontrada carbonizada em quartel

Corpo de Maria de Lourdes Matos, 25 anos, foi encontrado carbonizado e com um corte no pescoço pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

A morte da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos, 25 anos, na sexta-feira (05/12), está sendo investigada como feminicídio, informou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), neste sábado (06/12). 

Segundo a polícia, o soldado Kelvin Barros da Silva, 21 anos, confessou a autoria do crime, inclusive o incêndio no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCGd) do Distrito Federal, onde o corpo da vítima foi encontrado. O homem está preso no Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em vídeo divulgado pela PCDF, o delegado Paulo Noritika, chefe da delegacia que investiga o caso, explicou que o soldado contou que o assassinato ocorreu após uma discussão com a vítima. 

Nas palavras do autor confesso do crime, Maria de Lourdes teria exigido que o soldado terminasse o relacionamento com a namorada e a assumisse. Familiares da vítima, no entanto, negaram à imprensa local que os dois tivessem uma relação. O delegado informou que o acusado não tinha antecedentes criminais.

“O autor está sob custódia no Serviço de Guarda do Exército e responderá por feminicídio, furto de arma, incêndio e fraude processual, podendo ser condenado a 54 anos de prisão”, disse Noritika.

Corpo carbonizado

O corpo da militar foi encontrado na sexta, pouco depois das 16h, carbonizado e com um corte no pescoço pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Em nota, a corporação confirmou que encontrou grande quantidade de combustível após extinguirem as chamas.

Exclusão do Exército

O Exército informou que o soldado foi preso em flagrante, imediatamente após a confissão. Kelvin também passa ser alvo de um inquérito policial militar (IPM).

“O Exército Brasileiro presta total apoio à família e lamenta profundamente a perda da cabo Maria de Lourdes de Freire Matos e reitera a sua posição de não coadunar com atos criminosos e punir com rigor os responsáveis”, destacou a corporação.

Onda de feminicídios

O caso soma-se a uma onda de feminicídios recentes que abalaram o país. No último dia 28, duas funcionárias de um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) no Rio de Janeiro foram mortas a tiros por um funcionário da mesma instituição de ensino, que se matou em seguida.

Na capital paulista, uma mulher de 31 anos teve as pernas severamente mutiladas após ser atropelada e arrastada, por cerca de um quilômetro no último sábado (29/12), enquanto ainda estava presa embaixo do veículo. 

Leia mais: Câmara avança projeto que prioriza gestantes em trabalho de parto no trânsito

Também em São Paulo, um homem atirou com duas armas, contra sua ex-companheira na pastelaria em que ela trabalhava na última segunda-feira (1º/12).

No Recife, um homem de 39 anos foi preso em flagrante também no sábado, suspeito de provocar um incêndio que matou sua esposa, grávida, e os quatro filhos do casal.

Lula comentou crimes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a onda de feminicídios nesta semana. Em discurso em Pernambuco, na última terça-feira (02/12), o petista pediu o engajamento dos homens para mudar a cultura da violência de gênero que predomina na sociedade.

Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF