Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDatafolha: 54% dos brasileiros creem que Bolsonaro tentava fugir...

Datafolha: 54% dos brasileiros creem que Bolsonaro tentava fugir ao danificar tornozeleira

Pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios e revela que 33% acreditam na versão do ex-presidente sobre surto paranoico

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha indica que 54% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro planejava uma fuga quando danificou sua tornozeleira eletrônica.

O levantamento foi divulgado no domingo (7/12) e mostra que 33% dos entrevistados acreditam na versão apresentada pelo próprio ex-presidente, de que um surto paranoico motivou o ato. Outros 13% não souberam opinar sobre o episódio.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O instituto ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios brasileiros entre terça-feira (2/12) e quinta-feira (4/12). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A controvérsia surgiu após Bolsonaro admitir ter usado um ferro de solda para violar o equipamento de monitoramento eletrônico que estava obrigado a utilizar.

A percepção sobre o incidente varia conforme a faixa etária dos entrevistados. Entre jovens de 16 a 24 anos, 60% acreditam na hipótese de tentativa de fuga, segundo dados publicados pelo jornal Folha de S. Paulo.

O estudo do Datafolha também revelou diferenças regionais significativas. No Sul, Norte e Centro-Oeste, 40% dos moradores consideram que o ex-presidente agiu durante um surto. No Nordeste, esse percentual cai para 39%, enquanto 61% dos nordestinos acreditam que Bolsonaro planejava fugir.

As preferências eleitorais influenciaram as respostas dos entrevistados. Entre eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, 66% acreditam na versão do surto paranoico. O mesmo percentual (66%) dos que votaram em Lula considera que o ex-presidente tentava fugir.

O perfil religioso também apresentou variações nas respostas. Entre evangélicos, 46% concordam com a versão de que um surto motivou a violação da tornozeleira eletrônica.

No recorte econômico, 40% dos entrevistados de maior poder aquisitivo são os que mais acreditam na versão do surto como causa dos danos ao equipamento.

Leia mais: Assembleia Legislativa do Rio vota nesta segunda-feira se mantém prisão de Rodrigo Bacellar

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid