Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCiclone com ventos de 120 km/h atinge Sul e...

Ciclone com ventos de 120 km/h atinge Sul e Sudeste a partir de terça

Sistema meteorológico começa a se formar hoje e provocará temporais, rajadas destrutivas e mar agitado. Rio Grande do Sul será o estado mais impactado

Um ciclone extratropical que se formará entre o Sul do Brasil e países vizinhos provocará temporais, ventania e ondas fortes em diversas regiões do país.

O fenômeno meteorológico começará a se desenvolver nesta segunda-feira (08/12) e atingirá seu auge entre terça e quarta-feira, com rajadas que podem ultrapassar 120 km/h em algumas áreas. A pressão atmosférica do sistema ficará abaixo de 1.000 hPa, condição que intensifica tempestades severas.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O sistema começa a se formar a partir da intensificação de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul durante a tarde e noite desta segunda-feira. Na madrugada de terça (09/12), o ciclone estará completamente organizado e atravessará o território gaúcho no sentido oeste-leste, chegando à região de Porto Alegre até o período noturno.

A formação do ciclone ocorre devido à intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica. Esta condição potencializa as rajadas de vento e facilita o desenvolvimento de nuvens cumulonimbus, responsáveis por temporais, raios, granizo e microexplosões. Em cenários como este, existe a possibilidade de ocorrência de rajadas destrutivas e até mesmo tornados.

O centro do ciclone deve alcançar o mar no litoral do Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (10/12). Em seguida, o sistema seguirá para alto-mar, afastando-se gradualmente do Brasil ao longo da quinta-feira (11/12).

Regiões mais afetadas

O Sul será a região mais impactada pelo fenômeno. No Rio Grande do Sul, temporais são esperados desde a madrugada de terça-feira, especialmente na Grande Porto Alegre, com quarta-feira sendo o dia mais crítico para ventania. Em Santa Catarina, a instabilidade será forte entre 9 e 10 de dezembro, com alto risco de chuva intensa e ventos muito fortes. O Paraná terá terça-feira instável e rajadas mais frequentes na quarta.

No Sudeste, embora o ciclone não avance diretamente sobre a região, seus efeitos atingirão São Paulo, com aumento do vento já na terça e rajadas mais intensas na quarta-feira, com maior risco no litoral, Grande SP e Serra do Mar. No Rio de Janeiro, ventos fortes afetarão o centro-sul fluminense, incluindo a Grande Rio e região Serrana. Em Minas Gerais, haverá instabilidade no Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo e Grande BH.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul será o estado mais atingido, com rajadas moderadas já na segunda e potencial para ventos fortes na terça-feira. Mato Grosso e Goiás também poderão sentir aumento de instabilidade, mas com menor intensidade.

Leia Mais: CNH sem autoescola: governo lança aplicativo com novas regras

Principais riscos

Entre os principais riscos associados ao ciclone estão:

  • Ventos de 90 km/h a 120 km/h no Sul do país
  • Chuva forte em curto período com possibilidade de alagamentos
  • Granizo localizado
  • Ondas altas e mar agitado, especialmente no RS e SC
  • Raios frequentes e instabilidade duradoura
  • Possibilidade de queda de energia e danos em estruturas

A trajetória completa do ciclone após seu afastamento para o oceano ainda não foi determinada com precisão, assim como a extensão total dos danos que poderá causar nas áreas afetadas.

Com o afastamento do ciclone, o tempo deve estabilizar gradualmente no Sul a partir de quinta-feira (11), enquanto o Sudeste deve seguir com instabilidade pontual e temperaturas mais amenas.

A Climatempo descreve o sistema como de “forte intensidade”, condição que costuma potencializar tempestades severas e rajadas acima de 100 km/h. Embora o centro do ciclone não avance sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, estas regiões sentirão os efeitos do fenômeno que se forma no Sul e se desloca para o oceano na costa gaúcha.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão