Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPEC que extingue escala de trabalho 6×1 é aprovada...

PEC que extingue escala de trabalho 6×1 é aprovada na CCJ do Senado

Proposta estabelece jornada de 36 horas semanais distribuídas em até cinco dias, sem redução salarial. Texto segue para análise do plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2025, que estabelece o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil. A votação ocorreu nesta quarta-feira (10/12) durante sessão ordinária da comissão em Brasília. O texto determina jornada máxima de oito horas diárias e 36 horas semanais, distribuídas em até cinco dias, sem redução salarial.

A proposta, que tramita no colegiado desde 2015, foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e teve como relator o senador Rogério Carvalho (PT-SE). O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), incluiu a matéria extra pauta na sessão desta quarta-feira.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A PEC estabelece o “repouso semanal remunerado e, no mínimo, dois dias, preferencialmente aos sábados e domingos”. A mudança afeta diretamente trabalhadores que atualmente cumprem jornada de seis dias consecutivos com apenas um de descanso, modelo comum em diversos setores da economia brasileira.

Antes da aprovação, a proposta foi debatida em três audiências públicas, conforme destacado pelo presidente da comissão. Após passar pela CCJ, o texto seguirá para análise do plenário do Senado, onde precisará do apoio de pelo menos três quintos dos senadores para ser aprovado, conforme determina o rito para emendas constitucionais.

A iniciativa tem sido defendida principalmente por parlamentares ligados a partidos de esquerda, que buscam modificar a atual estrutura da jornada de trabalho no país. Além do Senado, o tema também está em discussão na Câmara dos Deputados desde o início de 2025, onde parlamentares debatem o assunto na Comissão de Trabalho.

Leia Mais: CCJ do Senado adia votação do PL do Impeachment para 2026

Otto Alencar defendeu a inclusão da matéria na pauta de hoje. “Nós vamos reabrir uma coisa que é importante: discutir essa jornada que já existe em algumas empresas, indústrias que praticam 5×2. Eu tive a oportunidade de conversar com o setor da indústria, do comércio, portanto, não é uma grande novidade”, declarou o presidente da CCJ em entrevista após a votação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual