Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDefesa de Jair Bolsonaro pede sistema de cadastro para...

Defesa de Jair Bolsonaro pede sistema de cadastro para visitas familiares na PF

Advogados solicitam a Moraes mecanismo que elimine necessidade de autorizações judiciais individuais para cada visita de Michelle e filhos do ex-presidente.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a implementação de um sistema de cadastramento prévio para visitas familiares na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O pedido foi protocolado na quarta-feira (10/12), visando eliminar a necessidade de autorizações judiciais individuais para cada visita de Michelle Bolsonaro e dos filhos do ex-presidente.

Atualmente, as visitas são permitidas apenas às terças e quintas-feiras, no período das 9h às 11h, com duração máxima de 30 minutos. Médicos e advogados são os únicos que têm acesso livre à unidade, sem necessidade de autorização específica.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

No documento enviado ao Supremo, os advogados explicam que têm apresentado “semanalmente requerimentos específicos” para autorizar as visitas familiares, em cumprimento à portaria 1.104 de 2024 e às determinações do tribunal. Segundo a defesa, o procedimento atual gera “atos processuais sucessivos que, em tese, poderiam ser racionalizados”.

Leia mais: Lindbergh aciona STF após Câmara manter mandato de Zambelli

A proposta sugere que a própria Superintendência da PF passe a habilitar os familiares de Bolsonaro, dispensando novas autorizações judiciais a cada visita. Os advogados Celso Vilardi, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Tesser afirmam que não pretendem alterar o regime disciplinar estabelecido, mas promover um “ajuste procedimental”.

“Uma vez habilitados, os familiares (esposa e filhos) poderiam acessar a unidade de segunda a sexta, nos horários regulamentares”, argumentam os defensores no documento. Eles acrescentam que o cadastramento prévio “poderia apenas facilitar a gestão administrativa das visitas”.

Não há informações sobre quando o ministro Alexandre de Moraes deve se pronunciar sobre o pedido ou como a Polícia Federal avalia a proposta de cadastramento prévio.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual