Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteCopa Challenger: Flamengo disputa mais uma taça na Copa...

Copa Challenger: Flamengo disputa mais uma taça na Copa Intercontinental

Saiba como funciona o formato do mundial renovado, onde cada fase é também uma "final"

Neste sábado (13/12), no Ahmad bin Ali, Flamengo e Pyramids FC se enfrentam pela semifinal da Copa Intercontinental às 14h (horário de Brasília), partida que terá transmissão exclusiva no rádio pela TMC. Mas a partida no Catar não representa apenas um degrau na escadaria até a final – ela vale taça.

Assim como o Dérbi das Américas, vencido pelo Flamengo nesta quarta (10/12), o confronto é, ao mesmo tempo, uma fase da Copa Intercontinental e um torneio próprio – a Copa Challenger. O novo modelo da competição mundial anual, que está na sua segunda edição, premia o vencedor de cada etapa com um troféu específico ao torneio que caracteriza essa etapa.

Por exemplo: para chegar até a Copa Challenger, o Pyramids disputou primeiro a Copa África-Ásia-Pacífico, que é também a primeira fase da Copa Intercontinental. A equipe egípcia, representando a África, venceu primeiro o Auckland City (Nova Zelândia), representante da Oceania, e depois desbancou o Al-Ahli, campeão da Ásia.

O resultado deu, ao mesmo tempo, a classificação do Pyramids para a Copa Challenger e o troféu da Copa África-Ásia-Pacífico. Em 2024, outro time egípcio fez o mesmo caminho: o Al-Ahly desbancou Auckland City (Oceania) e Al-Ain (Ásia) para vencer o troféu.

O Flamengo, por sua vez, disputou o Dérbi das Américas: campeão da Libertadores (América do Sul) versus campeão da CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe). Ao vencer o Cruz Azul, do México, o Rubro-Negro se classificou para a Copa Challenger e também se consagrou campeão do Dérbi.

De certa forma, pode-se dizer que a Copa África-Ásia-Pacífico e o Dérbi das Américas são a “primeira fase” da Copa Intercontinental, separada em grupos geograficamente coesos, como é o caso dos grupos da Série D no Brasil, por exemplo. A Copa Challenger, então, é a semifinal, onde os vencedores das duas taças “primárias” se enfrentam.

Leia mais: Pedro treina com grupo do Flamengo em Doha após lesão na coxa

Em 2024, Pachuca, do México, e o já citado Al-Ahly disputaram a Copa Challenger; o time mexicano, que venceu o Botafogo no Dérbi das Américas, levou o troféu e disputou a final contra o campeão europeu, o Real Madrid.

Da mesma maneira, Flamengo e Pyramids disputarão neste ano o título da Copa Challenger e o direito de enfrentar o PSG, dono da Liga dos Campeões da UEFA, na partida decisiva pelo troféu da Copa Intercontinental.

EXCLUSIVO

A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...