Neste sábado (13/12), no Ahmad bin Ali, Flamengo e Pyramids FC se enfrentam pela semifinal da Copa Intercontinental às 14h (horário de Brasília), partida que terá transmissão exclusiva no rádio pela TMC. Mas a partida no Catar não representa apenas um degrau na escadaria até a final – ela vale taça.
Assim como o Dérbi das Américas, vencido pelo Flamengo nesta quarta (10/12), o confronto é, ao mesmo tempo, uma fase da Copa Intercontinental e um torneio próprio – a Copa Challenger. O novo modelo da competição mundial anual, que está na sua segunda edição, premia o vencedor de cada etapa com um troféu específico ao torneio que caracteriza essa etapa.
Por exemplo: para chegar até a Copa Challenger, o Pyramids disputou primeiro a Copa África-Ásia-Pacífico, que é também a primeira fase da Copa Intercontinental. A equipe egípcia, representando a África, venceu primeiro o Auckland City (Nova Zelândia), representante da Oceania, e depois desbancou o Al-Ahli, campeão da Ásia.
O resultado deu, ao mesmo tempo, a classificação do Pyramids para a Copa Challenger e o troféu da Copa África-Ásia-Pacífico. Em 2024, outro time egípcio fez o mesmo caminho: o Al-Ahly desbancou Auckland City (Oceania) e Al-Ain (Ásia) para vencer o troféu.
O Flamengo, por sua vez, disputou o Dérbi das Américas: campeão da Libertadores (América do Sul) versus campeão da CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe). Ao vencer o Cruz Azul, do México, o Rubro-Negro se classificou para a Copa Challenger e também se consagrou campeão do Dérbi.
De certa forma, pode-se dizer que a Copa África-Ásia-Pacífico e o Dérbi das Américas são a “primeira fase” da Copa Intercontinental, separada em grupos geograficamente coesos, como é o caso dos grupos da Série D no Brasil, por exemplo. A Copa Challenger, então, é a semifinal, onde os vencedores das duas taças “primárias” se enfrentam.
Leia mais: Pedro treina com grupo do Flamengo em Doha após lesão na coxa
Em 2024, Pachuca, do México, e o já citado Al-Ahly disputaram a Copa Challenger; o time mexicano, que venceu o Botafogo no Dérbi das Américas, levou o troféu e disputou a final contra o campeão europeu, o Real Madrid.
Da mesma maneira, Flamengo e Pyramids disputarão neste ano o título da Copa Challenger e o direito de enfrentar o PSG, dono da Liga dos Campeões da UEFA, na partida decisiva pelo troféu da Copa Intercontinental.
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.
