Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula afirma que disse a Trump que não quer...

Lula afirma que disse a Trump que não quer guerra na América Latina

Declaração de Lula se contextualiza com as investidas militares dos Estados Unidos, no Caribe, que miram a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou ter dito ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a América Latina não quer guerra e que a região é uma zona de paz. A declaração foi dada durante discurso na Caravana Federativa, em Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (11/12).

“Quando eu começava com ele [Trump], ele falou muito comigo. Aí eu falei: ‘Trump, nós não queremos guerra na América Latina. Nós somos uma zona de paz’. Aí ele falou: ‘Mas eu tenho mais armas, tenho mais navio, tenho mais bomba’. Eu falei: ‘Cara, eu acredito mais no poder da palavra do que no poder da arma’”, discursou Lula.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O petista criticou as investidas de Trump contra o multilateralismo. Segundo o presidente brasileiro, o objetivo dessa iniciativa é impor aos outros países o que “o mais forte determina”.

“Há uma tentativa de colocar fim ao multilateralismo, que foi o que sustentou a paz no mundo desde a Segunda Guerra Mundial, pelo unilateralismo. O unilateralismo que o presidente Trump deseja é o aquele de que o mais forte determina o que os outros vão fazer”, continuou Lula.

Lula não informou quando, exatamente, conversou com Trump sobre esse assunto relatado. A última conversa que o brasileiro teve com o líder americano foi por telefone, no dia 2 de dezembro. Os dois presidentes trocaram elogios. Nas divulgações oficiais, disseram que trataram sobre comércio, tarifaços e sanções.

Conflito com Venezuela

A fala de Lula se contextualiza com as incursões dos EUA que miram a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. Nas últimas semanas, embarcações venezuelanas são bombardeadas por aeronaves americanas, sob a justificativa de combate ao tráfico internacional de drogas, mas sem provas de que as vítimas eram traficantes.

Na última quarta-feira (10/12), Washington divulgou imagens da apreensão de um navio-petroleiro venezuelano. No meio disso tudo, há tentativas brasileiras de mediarem o conflito, inclusive com ida do empresário Joesley Batista à Caracas, numa tentativa de convencer Maduro a renunciar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial