A Ferrovia Transnordestina teve os dois trechos finais contratados para completar sua ligação até o Porto de Pecém (CE). A ordem de serviço foi assinada nessa quinta-feira (11/12) em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Com esta contratação, começam as obras nos 97 quilômetros restantes do projeto ferroviário, que incluem os lotes de Baturité e Aracoiaba.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A assinatura representa um marco para o projeto, pois agora todas as obras da Transnordestina estão oficialmente contratadas. O evento reuniu o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, além de executivos das empresas responsáveis pela execução.
O CEO da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho, e o diretor do Grupo Agis Construção S.A., José Lima da Silva Júnior, também participaram da cerimônia como representantes das empresas que executarão o projeto.
A Transnordestina está dividida em duas fases. A primeira abrange um percurso de 1.061 quilômetros, distribuídos em 19 lotes que vão de Paes Landim (PI) até o Porto do Pecém (CE), com previsão de conclusão para 2027. A segunda fase compreende 151 quilômetros em território piauiense, divididos em três lotes, com reinício das obras programado para 2026 e entrega prevista para 2028.
O projeto beneficia diretamente o estado do Ceará com a conexão ferroviária até seu porto, além de melhorar a infraestrutura logística de toda a região Nordeste. Os municípios cearenses de Baturité e Aracoiaba integram o traçado final da ferrovia em direção ao Porto de Pecém.
A ordem de serviço estabelece o cronograma para início imediato das obras nos trechos finais. O valor do investimento específico para estes últimos trechos contratados não foi divulgado, assim como possíveis desafios técnicos para a execução das obras.
Leia mais: Equinor inaugura complexo que une energia solar e eólica na Bahia
