Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaFerrovia Transnordestina contrata últimos trechos para conexão com Porto...

Ferrovia Transnordestina contrata últimos trechos para conexão com Porto de Pecém (CE)

Obras nos 97 km restantes da ferrovia começam após assinatura de ordem de serviço em Fortaleza

A Ferrovia Transnordestina teve os dois trechos finais contratados para completar sua ligação até o Porto de Pecém (CE). A ordem de serviço foi assinada nessa quinta-feira (11/12) em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Com esta contratação, começam as obras nos 97 quilômetros restantes do projeto ferroviário, que incluem os lotes de Baturité e Aracoiaba.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A assinatura representa um marco para o projeto, pois agora todas as obras da Transnordestina estão oficialmente contratadas. O evento reuniu o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, além de executivos das empresas responsáveis pela execução.

O CEO da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho, e o diretor do Grupo Agis Construção S.A., José Lima da Silva Júnior, também participaram da cerimônia como representantes das empresas que executarão o projeto.

A Transnordestina está dividida em duas fases. A primeira abrange um percurso de 1.061 quilômetros, distribuídos em 19 lotes que vão de Paes Landim (PI) até o Porto do Pecém (CE), com previsão de conclusão para 2027. A segunda fase compreende 151 quilômetros em território piauiense, divididos em três lotes, com reinício das obras programado para 2026 e entrega prevista para 2028.

O projeto beneficia diretamente o estado do Ceará com a conexão ferroviária até seu porto, além de melhorar a infraestrutura logística de toda a região Nordeste. Os municípios cearenses de Baturité e Aracoiaba integram o traçado final da ferrovia em direção ao Porto de Pecém.

A ordem de serviço estabelece o cronograma para início imediato das obras nos trechos finais. O valor do investimento específico para estes últimos trechos contratados não foi divulgado, assim como possíveis desafios técnicos para a execução das obras.

Leia mais: Equinor inaugura complexo que une energia solar e eólica na Bahia

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Placas de energia solar voltadas para o sol sobre um gramado

Equinor inaugura complexo que une energia solar e eólica na Bahia

Parque Serra da Babilônia agora tem volume suficiente de energia para abastecer cerca de 143 mil casas
Imagem aproximada de um trilho de trem

ANTT quer aprovar dois projetos de ferrovia e antiga ViaBahia antes do fim do ano

Projetos que conectarão Rio-ES e Pará-Mato Grosso seguirão para análise do TCU ainda este ano, com leilões previstos para 2026
Empresários e o ministro dos Transportes batem o martelo no leilão realizado na B3

Motiva vence leilão da rodovia Fernão Dias com desconto de 17,05% no pedágio

Empresa ofereceu maior redução na tarifa e assumirá rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte após pagar R$ 295 milhões à atual concessionária Arteris