O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos, publicou nesta sexta (12/12) em suas redes sociais um vídeo que mostra o pai tendo o que aparenta ser uma crise de soluço enquanto dormia. A mídia aparenta ter sido gravada no período em que Bolsonaro estava preso em regime domiciliar – isto é, em casa.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Nas imagens, é possível ver que Jair está com um tablet ligado próximo ao seu corpo. Por isso, o vídeo dividiu opiniões na internet: alguns chamam atenção para um possível risco de vida corrido pelo ex-presidente, enquanto outros atentam para o fato de que o uso de um tablet durante a prisão domiciliar pode representar uma violação da prisão cautelar; à época, o regime o proibia de ter acesso a meios eletrônicos com acesso à internet.
“Se ele [jair] broncoaspirar por causa do refluxo constante, ele pode vai morrer com a crescente pressão sofrida paulatinamente nos últimos tempos. Sem cuidados médicos contínuos, acompanhamento ininterrupto e ambiente adequado, estamos diante de uma tragédia anunciada”, declarou carlos bolsonaro na postagem que inclui o vídeo do pai.
Jair Bolsonaro está atualmente preso na sede da Polícia Federal, e em concordância com ordens judiciais, seus médicos têm acesso livre e ininterrupto a ele. Mesmo assim, a família do ex-presidente acredita que sua saúde está em risco suficiente que justifique a concessão de um regime de prisão domiciliar humanitária, argumentando que seus vários problemas de saúde não podem receber atenção suficiente no regime fechado.
Há, atualmente, um pedido da família e da defesa de Jair Bolsonaro sendo analisado no STF para a conversão do regime de prisão do ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes pediu uma perícia médica para determinar se o risco de morte alegado pela família existe de fato.
Leia mais: Michelle Bolsonaro critica Congresso após decisão de Moraes sobre Zambelli
A intenção de Carlos Bolsonaro ao publicar o vídeo do pai era, muito provavelmente, corroborar e dar razão ao pedido de prisão domiciliar. Mesmo assim, internautas apontaram que Jair Bolsonaro aparece nas imagens com um tablet ligado, o que pode representar uma violação das regras da prisão domiciliar à qual ele estaria sujeito na época que o vídeo foi gravado.
Uma das regras da cautelar era que Jair não poderia ter acesso a qualquer meio eletrônico com a capacidade de se conectar à internet. Internautas apontam que, caso seja provado que houve a violação das regras do regime domiciliar, o ex-presidente pode ter suas chances reduzidas na concessão do pedido de prisão domiciliar humanitária.
“ATENÇÃO PF E STF,
CARLOS BOLSONARO ACABOU DE PUBLICAR UM VÍDEO ONDE JAIR ESTÁ USANDO UM TABLET
QUANDO A CAUTELAR O PROIBIA DE TER ACESSO A MEIOS ELETRÔNICOS COM ACESSO À INTERNET
BUSCA E APREENSÃO IMEDIATA PARA ANALISAR OS METADATADOS DA MÍDIA”, escreveu o perfil “jairmearrependi” na rede social x.
