A Enel São Paulo informou que vai restabelecer o fornecimento de energia para todos os consumidores afetados na Grande São Paulo até o final deste domingo (14/12). A empresa afirmou que já normalizou o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes atingidos pelo vendaval ocorrido na quarta-feira (10/12). Segundo dados do site da concessionária, 448 mil consumidores ainda permanecem sem luz na região.
O Tribunal de Justiça de São Paulo estabeleceu prazo de 12 horas para que a Enel normalize o fornecimento de energia elétrica a todos os clientes de sua área de concessão. Se a determinação não for cumprida, a empresa será multada em R$ 200 mil por hora.
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A interrupção no fornecimento começou após eventos meteorológicos registrados nos dias 10 e 11 de dezembro. A situação piorou com as chuvas de sexta-feira (12/12), quando o número de residências sem energia voltou a aumentar durante a noite.
Para o restabelecimento do serviço aos 3,1 milhões de clientes, a Enel utilizou sistemas de automação e trabalho intensivo das equipes em campo. O apagão afetou milhares de residências e estabelecimentos em municípios da Grande São Paulo atendidos pela concessionária.
A juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 31ª Vara Cível do Estado, determinou prioridades para o religamento da energia. Hospitais e serviços de saúde, incluindo 114 unidades sem energia desde quinta-feira, pessoas dependentes de equipamentos médicos elétricos e instituições públicas essenciais como delegacias e presídios devem ter o serviço restabelecido imediatamente ou em no máximo 4 horas.
Para os demais clientes, o prazo judicial é de até 12 horas a partir da notificação à companhia, também sob pena da multa horária. A Enel declarou que “segue trabalhando de maneira ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia ao restante da população que foi afetada pelo evento climático”.
Ainda não há confirmação se a empresa foi oficialmente notificada da decisão judicial. A expectativa é que o fornecimento seja normalizado conforme o cronograma anunciado pela Enel, que prevê a resolução completa do problema até o final de domingo.
