Gerônimo dos Santos, conhecido como “Mondragon”, desapareceu após mergulhar no Rio Negro em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, na manhã deste sábado (13/12). O lutador de 45 anos, que atualmente ocupa o cargo de subsecretário de Segurança Pública do município, entrou na água por volta das 10h e não retornou à superfície.
O incidente ocorreu em uma área do rio que possui um banco de areia com queda profunda e corrente de rotação circular. Segundo informações divulgadas, o atleta não sabia nadar e foi arrastado pela correnteza.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Feliciano Borges Neto, irmão do lutador, relatou ao Combate como o acidente aconteceu: “Ele falou, ‘Vai lá pegar as coisas, eu vou dar um mergulho e saio pra você fazer o almoço’. Isso foi 10 e pouca da manhã. Aí ela [uma testemunha] fala que deu as costas e saiu, e ele virou e mergulhou. Só que ele deu um mergulho longo. Quando ele parou, procurou terra e não encontrou. Porque o lugar onde ele mergulhou tinha um buraco, e ele não sabia nadar. Quando ela virou, estava ele gritando, ‘Me ajuda!’, se debatendo. Tinha um pessoal de uma embarcação um pouco mais distante, ela pediu socorro, o pessoal se aproximou, mas quando ele estava próximo, ele afundou e não voltou mais.”
O desaparecimento foi confirmado inicialmente pelo irmão de Mondragon através da conta do próprio lutador no Instagram. A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira também confirmou o ocorrido em suas redes sociais.
Equipes de resgate trabalham no local desde a tarde de sábado. Até as 22h (horário de Brasília), o corpo do lutador ainda não havia sido encontrado.
Mondragon é um lutador baiano que, além de sua carreira no MMA, ficou conhecido por participar de pegadinhas na televisão e nas redes sociais. Sua última luta aconteceu em abril, quando nocauteou o russo ex-UFC Aleksei Oleinik no primeiro round em um evento de boxe sem luvas.
Leia mais: Torcedores atendem pedido de Leonardo Jardim e prestigiam treino do Cruzeiro
Em 2012, Santos chegou a ter contrato assinado com o UFC, mas sua estreia foi cancelada após um exame de sangue detectar hepatite B.
Em decorrência do desaparecimento, a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira anunciou o adiamento do evento da chegada do Papai Noel, que estava programado para este sábado.
