Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloEnel restabelece energia para 99% dos atingidos pelo ciclone...

Enel restabelece energia para 99% dos atingidos pelo ciclone em São Paulo

Concessionária diz ter mobilizado "número recorde" de equipes, chegando a 1,8 mil times durante o período de reparos

A Enel Distribuição São Paulo restabeleceu o fornecimento de energia para 99% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical na capital paulista e região metropolitana. O anúncio foi feito neste domingo (14/12), após operações de reparo na rede elétrica danificada pelos fortes ventos que atingiram a área de concessão da empresa nos últimos dias.

“A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu, na manhã de hoje, a energia para 99% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado pelo ciclone extratropical que atingiu a área de concessão nos dias 10 e 11 de dezembro”, declarou a empresa em comunicado.

A distribuidora mobilizou equipes para atender às ocorrências registradas em toda a região afetada. “Desde a manhã de quarta-feira, a Enel São Paulo mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a até 1.800 times ao longo dos dias de trabalho. A companhia segue atuando para atender todos os clientes que tiveram o serviço afetado pelo evento climático e que registraram falta de luz nos dias seguintes ao ciclone”, afirmou a Enel.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O fenômeno meteorológico causou danos significativos à rede elétrica em diversos pontos da cidade. Medições oficiais registraram ventos de alta intensidade em diferentes regiões da capital paulista. No Mirante de Santana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas que atingiram 82,8 km/h, enquanto na região da Lapa, os radares do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo detectaram um pico local de 98,1 km/h.

“O vendaval foi o mais prolongado já registrado na região. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas atingiram um pico de 82,8 km/h, no Mirante de Santana. Radares do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo chegaram a registrar um pico local de 98,1 km/h na região da Lapa. Desde o início das medições pelo Inmet, em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica Mirante de Santana registra uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h na cidade de São Paulo”, disse a empresa.

A Enel não informou o número exato de clientes que ainda permanecem sem energia, representando o 1% restante que aguarda a normalização completa do serviço. A companhia mantém equipes em campo para finalizar os trabalhos de restabelecimento.

Leia mais: Redação da Fuvest 2026 aborda tema filosófico sobre perdão

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

De acordo com a Sabesp, a queda no fornecimento de energia impede o bombeamento de água para as residências
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas