A Fifa anunciará os vencedores da 10ª edição do The Best FIFA Football Awards em Doha, no Catar. A premiação acontece nesta terça-feira (16/12), a partir das 14h (horário de Brasília), no luxuoso salão Fairmont Katara Hall. O evento ocorre na véspera da final da Copa Intercontinental entre Paris Saint-Germain e Flamengo, marcada para o Estádio Ahmad Bin Ali.
A cerimônia reconhecerá os destaques do futebol mundial em 2025, premiando os melhores atletas e técnicos nas categorias masculinas e femininas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O jantar da FIFA Celebration 2025 reunirá 800 convidados, incluindo o presidente da Fifa e membros do Conselho da entidade, Fifa Legends e “embaixadores” do esporte.
Os torcedores tiveram participação significativa no processo de escolha dos premiados. Mais de 16 milhões de votos foram registrados, influenciando categorias como The Best Fifa para jogador e jogadora do ano, treinadores do futebol masculino e feminino, além dos melhores goleiros e goleiras.
O sistema de votação para as principais categorias dividiu o peso das escolhas entre quatro grupos: torcedores, capitães das seleções nacionais, técnicos de equipes nacionais e representantes da mídia especializada.
Para o Prêmio Marta e o Prêmio Puskás, que destacam os gols mais bonitos, a votação foi compartilhada entre torcedores e um painel de Fifa Legends. O Prêmio Fair Play teve seus vencedores definidos por especialistas, enquanto o Prêmio para a melhor torcida foi decidido exclusivamente pelos fãs.
Brasileiros indicados
A categoria principal, a The Best, conta com apenas um brasileiro na disputa: o atacante Raphinha, do Barcelona e da seleção brasileira. Ele é um dos 11 finalistas na disputa ao prêmio de melhor do mundo. O favorito é o francês Ousmane Dembélé, vencedor da tradicional Bola de Ouro.
O Brasil também está na disputa entre os goleiros. Alisson, do Liverpool, é um dos indicados.
Para compor a seleção masculina da temporada, o Brasil tem 10 candidatos: Alisson, Fábio (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Botafogo); os zagueiros Thiago Silva (Fluminense), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal); e os atacantes João Pedro (Chelsea), Raphinha e Luiz Henrique (Botafogo).
Leia mais: CBF confirma Brasileirão com menos vagas na Libertadores e novas regras para transferências
Para o Puskás, que premia o gol mais bonito, são dois brasileiros na disputa: o atacante Alerrandro, do Vitória, e Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns.
No feminino, são seis brasileiras na disputa para integrar a seleção da temporada: as goleiras Lorena (KC Current), Lorena e Nicole (Corinthians), as defensoras Mariza (Corinthians) e Tarciane (Lyon), e as atacantes Amanda Gutierres (Palmeiras) e Marta (Orlando Pride). Marta também está na disputa pelo prêmio que leva o seu nome, de gol mais bonito.
Prêmios que serão entregues pela Fifa nesta terça:
- Melhor jogador do mundo
- Melhor jogadora do mundo
- Melhor treinador no futebol masculino
- Melhor treinadora no futebol feminino
- Melhor goleiro
- Melhor goleira
- Prêmio Puskás – dado ao gol mais bonito no futebol masculino
- Prêmio Marta – dado ao gol mais bonito no futebol feminino
- Fifa Fan Award – dado a um torcedor ou grupo de fãs
- Fifa Fair Play – premia o espírito esportivo de um atleta ou clube
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e PSG na próxima quarta-feira (17/12), a partir das 12h.
