Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilDefesa Civil emite alerta extremo em Petrópolis (RJ) após...

Defesa Civil emite alerta extremo em Petrópolis (RJ) após chuvas intensas

Precipitação de 60 mm em uma hora provocou alagamentos no Centro e suspensão de aulas na rede municipal

A Defesa Civil de Petrópolis emitiu alerta extremo para risco de deslizamentos após fortes chuvas atingirem a cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro. As precipitações, que começaram na madrugada desta quarta-feira (17/12), provocaram alagamentos em diversas áreas, principalmente no Centro, e levaram a prefeitura a suspender as aulas na rede municipal de ensino.

Medições oficiais registraram mais de 60 milímetros de chuva em apenas uma hora, com acumulado de 150 milímetros nas últimas 24 horas. O alerta extremo foi emitido às 7h29 especificamente para a região do Quitandinha, uma das áreas mais afetadas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

As ruas do Centro Histórico ficaram submersas, transformando vias como a Rua do Imperador e a Praça do Pedro em áreas completamente alagadas. O comércio no Centro Histórico foi fechado como medida preventiva, e o transporte público chegou a ficar suspenso por quase duas horas.

Diversas vias foram interditadas em diferentes bairros, incluindo Centro, Coronel Veiga, Ponte Fones, Castelânea, Montecaseros, 7 de Abril, Sargento Boening, Chácara Flora e Alto da Serra. Moradores de áreas de risco estão sendo deslocados para pontos de apoio.

O secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes, explicou as medidas adotadas: “Promovemos avisos à população por meio das sirenes e abrimos pontos de apoio em regiões como Quitandinha, Thouzet, 24 de Maio, Vila Felipe, Alto da Serra e Independência. Também orientamos a suspensão do transporte público no 1º Distrito e o fechamento do comércio no Centro Histórico para proteger a população”.

Leia mais: Polícia Civil do Rio faz operação na Maré contra o Comando Vermelho

As sirenes foram acionadas em bairros como Centro, Quitandinha, Alto da Serra, Vila Felipe, Independência e São Sebastião, seguindo o protocolo de risco de deslizamento. A Defesa Civil orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, não enfrente áreas alagadas e fique atenta a sinais de deslizamento.

Pontos de apoio foram abertos em diversas regiões, incluindo escolas municipais no Quitandinha, Vila Felipe, Alto da Serra, São Sebastião e Alto Independência. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199.

Até o momento, não há informações sobre feridos ou desabrigados, nem previsão de quando a situação será normalizada. As autoridades continuam monitorando as condições meteorológicas na região.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial