Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF forma maioria contra marco temporal das terras indígenas

STF forma maioria contra marco temporal das terras indígenas

Quatro ministros ainda precisam se manifestar para completar o julgamento.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela inconstitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas nesta quarta-feira (17/12).

Foram seis votos contra o marco temporal. Os ministros Gilmar Mendes, relator do caso, Flavio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli votaram pela inconstitucionalidade da regra. Quatro ministros ainda precisam se manifestar para completar o julgamento.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A votação acontece em ambiente virtual, iniciada na segunda-feira (15/12), e permanecerá aberta até quinta-feira (18) às 23h59. 

Esta é a segunda vez que o STF se posiciona sobre o tema. Em 2023, a Corte já havia declarado a inconstitucionalidade do marco temporal. Na mesma linha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou parcialmente a Lei 14.701/2023, na qual o Congresso Nacional validou a regra. Porém, os parlamentares derrubatam o veto presidencial.

Entenda o Marco Temporal

O marco temporal determina que povos indígenas só têm direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que já estavam em disputa judicial naquele período. Na prática, o marco temporal faz com que os territórios indígenas seja restringido, favorecendo o desmatamento e exploração da terra.

A disputa envolve diretamente os povos originários, que se opõem ao marco temporal por entenderem que o critério não contempla suas relações históricas com os territórios, especialmente considerando que muitos grupos são nômades ou foram deslocados durante a ditadura militar. Em contrapartida, produtores rurais defendem o mecanismo como forma de garantir segurança jurídica nas disputas fundiárias.

Leia mais: Gilmar Mendes vota contra marco temporal para terras indígenas

COPA 2026

A TMC é a emissora oficial da Copa do Mundo FIFA 2026. Cobertura completa, com equipe in loco e transmissão de todos os jogos do Brasil. Serão mais de 60 jogos transmitidos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial