Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoCaças dos EUA sobrevoam região próxima à capital da...

Caças dos EUA sobrevoam região próxima à capital da Venezuela

Cinco aeronaves militares americanas foram detectadas a menos de 100 km de Caracas, segundo sistema de rastreamento FlightRadar

Cinco aeronaves militares da Marinha dos Estados Unidos realizaram sobrevoos no Mar do Caribe próximo a Caracas, capital da Venezuela, na tarde desta quinta-feira (18). O monitoramento feito pelo sistema FlightRadar detectou os caças a distâncias que variaram entre menos de 100 e pouco mais de 200 quilômetros do território venezuelano.

O primeiro caça foi identificado pelo sistema de rastreamento às 15h15, horário de Brasília, sobrevoando o Mar do Caribe. Na sequência, mais três aeronaves militares foram detectadas na mesma região durante a hora seguinte.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Conforme os dados do FlightRadar, dois dos caças americanos permaneceram posicionados a aproximadamente 200 quilômetros da costa venezuelana. Outros dois aparelhos se aproximaram ainda mais do território, chegando a menos de 100 quilômetros de distância de Caracas.

O quinto caça apareceu nos registros do sistema por volta das 17h, também sobre águas caribenhas. As aeronaves começaram a se afastar da costa da Venezuela aproximadamente às 19h, segundo o monitoramento.

Além dos cinco caças, o rastreamento identificou outras duas aeronaves militares americanas na região: um Northrop Grumman E-2D e um Boeing E-3 Sentry. Estes modelos são equipados com sistemas de radar de longo alcance e funcionam como centros de comando aéreo para coordenação de operações militares em grandes áreas.

A movimentação aérea ocorreu dois dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um bloqueio contra navios petroleiros que entram e saem da Venezuela e que são alvos de sanções.

Os registros do FlightRadar não especificam o modelo exato dos caças envolvidos na operação, nem o objetivo da presença dessas aeronaves na região. Não há registros de declarações oficiais das autoridades americanas ou venezuelanas sobre a presença das aeronaves militares no Caribe.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo