Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaByteDance vende TikTok nos EUA para consórcio liderado pela...

ByteDance vende TikTok nos EUA para consórcio liderado pela Oracle

Acordo cria nova empresa para administrar rede social em território americano e atende à legislação que exige transferência de controle da plataforma no país

A ByteDance assinou acordo para vender a operação do TikTok nos Estados Unidos para um consórcio formado por Oracle, Silver Lake e MGX. A transação atende à legislação americana que exige a transferência do controle da plataforma no país. O memorando interno que detalha o acordo foi obtido pela Reuters na quinta-feira (18).

A venda estabelece a criação da TikTok USDS Joint Venture LLC, entidade que administrará a rede social em território americano. O acordo deverá ser concluído em 22 de janeiro de 2026, encerrando um período de incertezas sobre o futuro do aplicativo nos EUA que começou em agosto de 2020.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O prazo para finalização da venda terminou na terça-feira (16), após ter sido adiado três vezes pelo presidente Trump. A transação completa deve ser finalizada em até 120 dias a partir da ordem executiva que autoriza o negócio.

A nova estrutura societária divide a propriedade da operação americana entre diversos investidores. Um consórcio de novos investidores controlará 50% da empresa, com Oracle, Silver Lake e MGX detendo 15% cada. Outros 30,1% ficarão com afiliadas de investidores atuais da ByteDance, enquanto a própria empresa chinesa manterá 19,9% do negócio.

A ByteDance transferirá 80% de sua operação nos EUA para as empresas Oracle, Silver Lake e MGX, esta última sediada em Abu Dhabi. O CEO da ByteDance, Shou Zi Chew, assinou o memorando que detalha os termos do acordo.

A lei aprovada pelo Congresso americano em 2024 obrigou a ByteDance a ceder o controle da operação do TikTok nos Estados Unidos. A medida foi implementada para impedir possível acesso do governo chinês a dados de usuários americanos, embora essa suspeita nunca tenha sido comprovada.

A plataforma conta com mais de 170 milhões de usuários regulares nos Estados Unidos. O TikTok tornou-se um importante canal de comunicação, inclusive para figuras políticas como o presidente Trump, que possui mais de 15 milhões de seguidores no aplicativo.

A ByteDance sempre negou qualquer vínculo com o governo chinês. A empresa afirma que os dados dos usuários americanos são armazenados em servidores da Oracle localizados nos Estados Unidos e que as decisões sobre moderação de conteúdo são tomadas em território americano.

Desde que retornou à presidência em janeiro de 2025, Trump tem evitado aplicar a legislação que forçaria a venda do TikTok. O presidente declarou que a aplicação da lei poderia deixar usuários insatisfeitos e afetar a comunicação política. Trump também afirmou que a rede social contribuiu para sua vitória nas eleições presidenciais do ano passado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem mostra as mãos de três pessoas mexendo no celular, em primeiro plano. No segundo plano, há o logo da empresa TikTok.

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês