Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEduardo Bolsonaro diz que perda do mandato é “medalha...

Eduardo Bolsonaro diz que perda do mandato é “medalha de honra”

Deputado federal excedeu limite de ausências por estar nos EUA desde fevereiro

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de 41 anos, reagiu à perda de seu mandato parlamentar decidida pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

A cassação foi oficializada na quinta-feira (18/12) pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o deputado exceder o limite permitido de faltas parlamentares por estar nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (19/12), o filho do ex-presidente afirmou que a perda do cargo não representa um revés político. “Para mim, o que fica, na verdade, é uma medalha de honra, não é a perda de um mandato. Tenho certeza que essa história não acabou”, declarou Eduardo.

O ex-parlamentar defendeu sua ausência do país, argumentando que sua permanência no exterior produziu resultados contra o que ele denominou de “ditadores”. Eduardo enfatizou que não perdeu o mandato por envolvimento em atividades ilícitas.

“Não por corrupção, por terem encontrado dinheiro na minha cueca ou por envolvimento com tráfico de drogas. Aliás, muito pelo contrário. Cassaram meu mandato por eu fazer exatamente aquilo que os meus eleitores esperam de mim”, afirmou no vídeo.

Sobre sua estada nos Estados Unidos desde fevereiro, o ex-deputado disse que “valeu a pena” permanecer no exterior. Na mesma decisão que cassou Eduardo, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) também perdeu seu mandato parlamentar.

Eduardo revelou que durante a campanha eleitoral de 2022 direcionou votos para outros candidatos de seu campo político em São Paulo. O objetivo era fortalecer a representação de seu grupo na Câmara. “Atingi o meu objetivo porque jogo para o grupo”, comentou.

Ao final de seu pronunciamento, Eduardo Bolsonaro garantiu que continuará sua atuação política mesmo sem o mandato. “Vou continuar sendo a mesma pessoa. Porque o que faz você me seguir não é um diploma na parede”, disse. O ex-deputado encerrou sua mensagem afirmando: “Nós resistiremos e nós venceremos”.

Leia mais: Flávio critica Judiciário após cassação de Eduardo e Ramagem por Motta: “Bizarro”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid