O Ministério da Saúde assinou, nesta sexta-feira (19/12), o contrato para o fornecimento inicial de 3,9 milhões de doses da nova vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. O investimento inicial foi de R$ 368 milhões para as primeiras remessas.
O imunizante é o primeiro de dose única no mundo e será ofertado excluisvamente pelo SUS em 2026.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
No momento da assinatura do acordo, as primeiras 300 mil doses foram entregues à pasta. O montante entregue faz parte de um total de 1,3 milhão dedoses já fabricadas e que serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeios, técnicos de enfermagem e médicos que realizam visitas domiciliares.
“Hoje é um dia de grande vitória para o Brasil. Como ministro da Saúde, eu não queria encerrar o ano sem firmar este contrato. Este é um dos marcos de um ano de importantes recordes na área da saúde, fruto do trabalho com o Instituto Butantan. A assinatura é essencial para garantir que as vacinas cheguem ao Ministério da Saúde e sejam distribuídas em todo o país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A previsão é que a vacinação comece já no início de 2026, atendendo o público-alvo de adolescentes e adultos entre 15 e 59 anos.
Leia mais: Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
