O primeiro trecho do Rodoanel Norte, que liga as rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra, entrou em operação às 6h desta terça-feira (23/12) em São Paulo.
Com 24 quilômetros de extensão, o segmento utiliza sistema de pedágio eletrônico free flow, que dispensa a parada dos veículos. A obra levou 13 anos para ser concluída desde o início da construção.
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O trecho inaugurado está localizado entre o km 129 e o km 153 do anel viário que contorna a região metropolitana paulista. A cobrança será feita por dois pórticos eletrônicos instalados em Guarulhos, nos quilômetros 135+120 (sentido externo/Fernão Dias) e 135+140 (sentido interno/Dutra).
As tarifas foram definidas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicadas no Diário Oficial na sexta-feira (19). Motoristas de carros de passeio pagarão R$ 4,62 na tarifa integral, com desconto de 5% (R$ 4,38) para quem possui tags de pagamento automático. Para caminhões e ônibus de grande porte, o valor pode chegar a R$ 27,74.
O sistema de cobrança funciona por meio de pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas que identificam os veículos pela placa ou tag. Motoristas sem dispositivo de pagamento automático têm 30 dias para efetuar o pagamento pelos canais oficiais da concessionária ou pelo site do “Siga Fácil Sem Parar”.
Quem não pagar a tarifa comete evasão de pedágio, considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 195,23 e acréscimo de 5 pontos na CNH.
A construção do Rodoanel Norte teve início em 2012, com prazo de conclusão muito anterior ao atual. O projeto completo visa reduzir o tráfego nas vias internas da capital paulista, especialmente o fluxo de caminhões que utilizam as marginais Tietê e Pinheiros.
O Rodoanel completo terá 176 quilômetros quando finalizado, divididos em quatro partes: Oeste, Sul, Leste e Norte. O segundo trecho do Rodoanel Norte, com 20 quilômetros, tem previsão de conclusão para setembro de 2026, passando pelos municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá.
O cronograma original do projeto previa sua conclusão em oito anos, até 2006. De acordo com o governo estadual, a expectativa atual é que o anel viário seja completamente finalizado apenas no final de 2026, quase duas décadas após o prazo inicialmente estabelecido.
A trajetória do Rodoanel inclui diversos incidentes. Em novembro de 2009, três vigas de sustentação de um viaduto em construção no Trecho Sul desabaram sobre a Rodovia Régis Bittencourt. O acidente atingiu um caminhão e dois carros, deixando três pessoas feridas. Peritos que investigaram o caso apontaram que o acidente foi provocado por falha ou ausência do travamento provisório das vigas, criando um “efeito dominó”.
Em dezembro de 2009, um operário morreu em um canteiro de obras próximo a Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
O projeto também foi objeto de investigações por suspeitas de corrupção. O ex-governador José Serra foi alvo de buscas após denúncia do Ministério Público Federal relacionada ao suposto recebimento de propina da Odebrecht durante as obras do Trecho Sul. Serra nega as irregularidades, afirmando que “sempre agiu com lisura” e ressaltando que não há condenação transitada em julgado sobre o caso.
Há também denúncias de que R$ 625 milhões teriam sido desviados das obras durante a inclusão de aditivos após contrato firmado com a OAS no Lote 2 do trecho Norte, em outubro de 2014.
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