Em entrevista ao podcast “No Princípio Era a Bola” do jornal Tribuna Expresso, de Portugal, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, projetou o 2026 do clube e colocou o título do Campeonato Brasileiro como meta.
“Acho que a temporada vai ser mais difícil porque não é fácil repetirmos o que fizemos. Conhecendo eu, a imprensa e a torcida, eles vão exigir o mesmo e mais ainda, mesmo que não exista mais para ganhar. É bom porque o presidente tem a noção, nós vamos entrar para ganhar, mas não são todos os anos que se repete isso. Existem as duas competições que são fundamentais para nós, o Brasileirão e a Libertadores. Sabendo que a Libertadores, como toda competição eliminatória, é mais difícil de prever, por isso nosso objetivo sempre é sermos campeões do Brasileirão”, afirmou.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Com a expectativa alta depois de levar os dois principais títulos da temporada em 2025, o diretor não descartou mudanças no elenco.
“Temos tudo planejado para que o elenco seja melhor. Nunca existe um plantel perfeito, há sempre coisas a ajustar, mesmo quando achamos que está ótimo. Temos tudo isso planejado, mas não vai ser fácil repetir uma temporada como essa. (Elenco) É importante nós irmos ao longo deste percurso vendo que tipo de rendimento alguns jogadores são capazes de dar ou não, e irmos ajustando com calma, sem grandes revoluções”.
Leia Mais: Botafogo anuncia técnico argentino Martín Anselmi até 2027
Além de traçar as metas do Flamengo, Boto também falou sobre a pressão do dia a dia no clube carioca e aproveitou para cutucar o principal rival na luta pelos títulos, o Palmeiras, ao citar o conforto para utilizar jogadores da base.
“O Palmeiras, apesar da grandeza que tem, não tem a grandeza do Flamengo. Nós tivemos que fazer dois jogos com um sub-17 (João Victor) de defesa central, que não esteve mal, mas teve ali um deslize que mataram. Vai ser um zagueiro top, de Europa, em cinco, seis anos. Mas ali mataram, vai ser muito difícil voltar a jogar ali com o nível de confiança que um menino daquela idade precisa”.
Em 2025, o Flamengo venceu a Libertadores e o Brasileirão em cima do rival paulista. Durante as disputas, o clima nos bastidores foi bastante conturbado entre os cartolas dos dois clubes. Esse cenário promete se repetir em 2026.
