Forças militares dos Estados Unidos realizaram um ataque contra uma embarcação suspeita de envolvimento com tráfico de drogas no Oceano Pacífico. A operação ocorreu na noite desta segunda-feira (22/12) e resultou na morte de um homem identificado como narcotraficante.
O Comando Sul dos EUA informou que o barco navegava por rotas conhecidas de narcotráfico e era operado “por organizações terroristas”.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A ação militar foi autorizada pelo Secretário de Defesa Pete Hegseth, após dados de inteligência indicarem que a embarcação transitava por áreas utilizadas para tráfico de drogas na porção leste do Oceano Pacífico. O Comando Sul, responsável pelas operações militares norte-americanas na América Latina e Caribe, emitiu comunicado detalhando a operação.
“Segundo informações de inteligência, a embarcação navegava por rotas conhecidas de narcotráfico na região leste do Oceano Pacífico e estava envolvida em operações de tráfico de drogas. Um narcoterrorista do sexo masculino foi confirmado como morto durante a ação. Nenhum militar dos Estados Unidos ficou ferido”, afirmou o comunicado publicado nas redes sociais.
O ataque aconteceu um dia após os EUA interceptarem um terceiro navio petroleiro próximo à costa da Venezuela, fato noticiado pela agência Reuters no domingo (21/12).
As autoridades americanas não divulgaram a nacionalidade do homem morto na operação, nem detalhes sobre o tipo de embarcação atacada ou a quantidade de drogas possivelmente transportada.
A ofensiva contra embarcações ligadas ao narcotráfico coincide com o endurecimento das ações do governo Trump contra a Venezuela. Na terça-feira (16/12), o presidente americano declarou em uma rede social que a Venezuela está “completamente cercada” e que petroleiros alvo de sanções seriam bloqueados.
Com a interceptação do terceiro petroleiro no domingo, aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, enquanto Trump busca sua renúncia.
Leia mais: Trump “manda” Maduro renunciar e recebe resposta atravessada do venezuelano
