Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilContratos mais longos e direito de permanência: entenda a...

Contratos mais longos e direito de permanência: entenda a nova lei de aluguel

Nova lei busca garantir o direito de permanência dos inquilinos e equilibrar o mercado de aluguel, atualmente pressionado pelos preços altos

Uma recente mudança nas leis de arrendamento na Espanha trouxe de volta o debate sobre o acesso à moradia digna junto da estabilidade habitacional.

O governo espanhol busca alterações que consigam equilibrar um mercado cada vez mais pressionado pelos preços lá em cima e também pela competitividade da área.

Leia também: Ministro da Educação diz que professor tem que ser bem remunerado

Direito de permanência

A prioridade da nova legislação é o direito de permanência dos inquilinos. Agora, quem mantém os pagamentos em dia pode continuar morando no imóvel mesmo depois do fim do contrato inicial.

Contratos mais longos

De acordo com o Ministério de Vivienda y Agenda Urbanaos contratos firmados depois de 6 de março de 2019 podem ser renovados automaticamente.

O prazo vale por cinco anos quando o locador for pessoa física e por sete anos se for pessoa jurídica. Essa regra melhora a previsibilidade e garante mais segurança para ambas as partes.

Contrato de aluguel
Inquilinos podem ser beneficiados com nova lei (Foto: Freepik)

Impactos e desafios

Olhando por outro lado, os donos de imóveis podem acabar encarando obstáculos com a perda de certa flexibilidade para administrar seus bens.

Para muitos, a medida deve limitar o controle sobre o uso das propriedades, interferindo em planos de venda ou no próprio reajuste de aluguel.

O alerta das associações de proprietários é que a regulação excessiva pode afastar investidores e diminuir a oferta de imóveis disponíveis para aluguel.

Repercussão e perspectivas

Segundo apuração do portal O Antagonista, boa parte da sociedade vê a mudança como uma conquista para os inquilinos, já que ajudará a descer a rotatividade e a garantir mais estabilidade residencial.

Assim, a medida acaba trazendo um avanço quando o assunto é habitação mais justa e acessível, já que os preços do mercado desafiam cada vez mais o orçamento das famílias.

Leia também: Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Apesar de agradar a maioria, alguns ainda enxergam problemas por um possível “efeito reverso”; analistas do setor imobiliário alertam que o número de imóveis para alugar pode diminuir. Isso subiria ainda mais os preços e dificultaria o acesso à habitação.

Moradia digna

As mudanças, portanto, levantam a necessidade de equilibrar direitos e deveres de ambas as partes. O sucesso da nova lei dependerá da capacidade de adaptação de proprietários, inquilinos e autoridades.

Também será necessário encontrar um ponto de equilíbrio que garanta segurança sem prejudicar o mercado em geral.

Notícias que importam para você

Skatista Rayssa Leal na etapa São Paulo do SLS Super Crown 2025

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do SLS Super Crown em São Paulo

Skatista de 17 anos mantém domínio na competição ao superar rivais da Austrália e Japão na final disputada no Ginásio do Ibirapuera.
Fachada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

Homens armados invadem Biblioteca Mário de Andrade e roubam obras

Dois homens armados renderam seguranças e levaram peças em exposição na segunda maior biblioteca do país, localizada no Centro de São Paulo.
Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Dois homens abordaram o rapper enquanto ele validava ticket do estacionamento. Polícia recuperou a moto e o celular roubados, mas capacete não foi localizado