O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento oficial nesta quarta-feira (24/12), na véspera do feriado de Natal. A mensagem será em rede nacional de rádio e TV, a partir das 20h30, com duração prevista de sete minutos.
O pronunciamento segue a tradição presidencial em datas comemorativas no Brasil. A expectativa é de que Lula exalte os resultados positivos do governo ao longo do ano e faça mensagens de união à população.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A fala de Lula deve incluir a retomada de programas sociais, a melhora da economia, com os menores índices de desemprego na série história, e a aprovação da lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês.
Este último tema já foi abordado pelo presidente em pronunciamento anterior, no dia 30 de novembro, quando defendeu a medida como a substituição de “privilégios de uma pequena elite financeira” por “conquistas para a maioria do povo brasileiro”, associando a iniciativa a “quase um 14º salário”.
Na ocasião, Lula sugeriu que o dinheiro extra no bolso pudesse ser usado para viajar com a família, quitar dívidas, comprar presentes de Natal ou até adquirir uma televisão maior para acompanhar a Copa do Mundo.
O presidente também deve mencionar as negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultaram na suspensão de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. O “tarifaço” foi removido de uma extensa lista de itens, como carne bovina, café e açaí, após diálogos com o presidente norte-americano.
Lula possivelmente fará referência a compromissos de campanha, especialmente após anunciar sua intenção de disputar a reeleição no próximo ano.
Para 2026, o Planalto tem trabalhado em discussões com forte apelo popular, como o combate ao feminicídio e o fim da escala 6×1.
Leia mais: Bolsonaro é transferido para hospital em Brasília; cirurgia está marcada para o dia de Natal
