Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoCoreia do Norte revela imagens de novo submarino nuclear

Coreia do Norte revela imagens de novo submarino nuclear

Projeto faz parte do esforço da liderança do país para modernizar a marinha norte-coreana

Imagens reveladas pela mídia estatal da Coreia do Norte, nesta quinta-feira (25/12), mostram o líder Kim Jong Un observando a construção de um submarino com sua filha, uma potencial herdeira, e supervisionando o teste de lançamento de mísseis terra-ar de longo alcance.

O teste de mísseis realizado na quarta-feira (24/12) perto da costa leste, com o objetivo de avaliar a tecnologia estratégica do país com armas nucleares para o desenvolvimento de um novo tipo de míssil de alta altitude, destruiu alvos no ar a 200 km (120 milhas) de distância, informou a KCNA.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul confirmou que o teste de mísseis ocorreu às 17h locais, informou a agência de notícias Yonhap. As Forças Armadas sul-coreanas estavam cientes dos preparativos para o lançamento e estavam prontas para isso, disse a Yonhap, citando um oficial do Estado-Maior Conjunto.

Kim observou a construção em outro local de um submarino nuclear de 8.700 toneladas capaz de lançar mísseis terra-ar, informou a KCNA. A agência não identificou o local nem a data da visita.

O projeto do submarino faz parte do esforço do partido no poder para modernizar a marinha da Coreia do Norte, uma das cinco políticas-chave que o partido está promovendo para desenvolver as capacidades militares do país, informou a KCNA.

Uma foto da KCNA mostrou Kim em um local de construção de submarinos com sua filha, Ju Ae. Cercado por outros oficiais, ele sorri enquanto a adolescente, considerada por alguns analistas como a favorita para suceder seu pai, fica ao seu lado em uma instalação interna que abriga uma embarcação vermelha.

Kim disse que a Coreia do Norte está construindo vários contratorpedeiros de ataque e submarinos nucleares e trabalhando para acelerar rapidamente a construção, de modo que as embarcações possam ser equipadas com várias armas, de acordo com a KCNA.

O design do casco do submarino indica que ele foi equipado com um reator nuclear, e a embarcação está quase pronta para navegar, escreveu Hong Min, pesquisador sênior do Instituto Coreano para a Unificação Nacional, com sede em Seul, em um relatório nesta quinta-feira (25/12).

Kim foi citado dizendo que o desenvolvimento total das capacidades nucleares e a modernização da marinha são essenciais e inevitáveis, enquanto “o mundo atual não é de forma alguma pacífico”.

Ele disse que o plano da Coreia do Sul de desenvolver um submarino nuclear, acordado com Washington, aumentaria ainda mais as tensões na Península Coreana e representaria um risco à segurança nacional que exige que ele tome medidas.

A mídia estatal norte-coreana também criticou a recente entrada de um submarino nuclear dos EUA em um porto sul-coreano, chamando-a de “um ato de escalada das tensões militares” na Península Coreana e na região.

Na terça-feira, o submarino nuclear Greeneville chegou ao porto de Busan para a licença da tripulação e o carregamento de suprimentos, informou a Marinha sul-coreana.

A Coreia do Norte disse esta semana que o Japão estava demonstrando sua intenção de possuir armas nucleares, encorajado pelas medidas da Coreia do Sul para desenvolver um submarino nuclear.

Leia mais: Em sua 1ª Missa do Galo, papa Leão diz que negar ajuda aos pobres é rejeitar Deus

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia