Jogadores do Warta Zawiercie, da Polônia, publicaram um vídeo com conteúdo xenofóbico sobre o Brasil após o fim da disputa do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, em Belém, no Pará.
Os poloneses ficaram em terceiro lugar na competição após superarem o Vôlei Renata por 3 sets a 0, no ginásio Mangueirinho.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
No vídeo, os atletas aparecem fazendo sinais de armas com as mãos e com os rostos cobertos por bala clavas, imitando estereótipos sobre a violência no Brasil.
O vídeo foi publicado através da conta do central Mateusz Bieniek, campeão mundial em 2018 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta aparece no início da gravação dublando uma parte da música “It’s Beginning To Look a Lot Like Christmas”.
Leia Mais: Verstappen na Mercedes em 2026? Entenda anúncio do holandês
As diversas críticas de torcedores brasileiros fizeram com que Bieniek apagasse o post e pedisse desculpas, afirmando que o conteúdo “foi feito exclusivamente com o objetivo de humor”.
“Gostaríamos de esclarecer a intenção por trás do vídeo que gravamos com nossos amigos. Ele foi feito exclusivamente com o objetivo de humor e em nenhum momento teve a intenção de ser xenofóbico ou desrespeitoso. Se o vídeo foi interpretado de outra forma e acabou ofendendo ou causando desconforto a alguém, pedimos sinceras desculpas. Essa nunca foi a nossa intenção.
Sentimo-nos muito bem no Brasil e, mais uma vez, foi uma experiência incrível. Fomos muito bem recebidos, e o torneio foi excelente e muito bem organizado, como sempre. Pedimos novamente desculpas a todos os torcedores que possam ter se sentido ofendidos. Agradecemos de coração o apoio e a paixão dos fãs brasileiros. Desejamos a todos um Feliz Natal e tudo de melhor”, disse o jogador.
Apesar do posicionamento do jogador, seu clube, o Warta Zawiercie e entidades do vôlei, como CBV ou FIVB, não se manifestaram sobre o tema.
