Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoUcrânia e negociadores dos EUA discutiram medidas para fim...

Ucrânia e negociadores dos EUA discutiram medidas para fim da guerra com Rússia, diz Zelensky

Conflito entre Rússia e Ucrânia começou em 2022

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (25/12) que conversou com o enviado especial do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Steve Witkoff, e com o genro de Trump, Jared Kushner, por cerca de uma hora sobre como acabar com a guerra com a Rússia.

“Foi uma conversa muito boa: muitos detalhes, boas ideias, que discutimos. Há algumas novas ideias sobre como aproximar a paz real, e isso diz respeito a formatos, reuniões e, certamente, a cronograma”, disse Zelensky no aplicativo Telegram.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Trump tem pressionado por um acordo para acabar com a guerra de quase quatro anos e, nas últimas semanas, os esforços de paz liderados por Witkoff e Kushner avançaram lentamente.

No início desta semana, Zelensky apresentou um esboço de plano de paz de 20 pontos que ele descreveu como a principal estrutura para acabar com a guerra.

O esboço representa uma versão reduzida de um plano original de 28 pontos que os EUA discutiram anteriormente com o lado russo e que foi amplamente visto como benéfico principalmente para Moscou, já que exigia que Kiev cedesse território e restringisse seu exército.

No entanto, as principais questões territoriais continuam sem solução no novo esboço de 20 pontos, disse Zelensky, acrescentando que será necessária uma reunião com Trump para resolver as questões mais sensíveis.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira que Moscou está analisando documentos sobre o fim da guerra que foram levados a Moscou pelo enviado especial da Rússia, Kirill Dmitriev, dos Estados Unidos.

A Casa Branca não comentou o assunto.

Zelensky disse que o principal negociador da Ucrânia, Rustem Umerov, planeja ter mais uma conversa com os negociadores dos EUA no final do dia.

“Estamos realmente trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para aproximar o fim dessa brutal guerra russa contra a Ucrânia e para garantir que todos os documentos e medidas sejam realistas, eficazes e confiáveis”, disse ele.

Leia mais: Em 1º sermão de Natal, Papa Leão XIV lamenta condições dos palestinos em Gaza

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

EUA preparam operações militares contra Irã que podem durar semanas

EUA preparam operações militares contra Irã que podem durar semanas

Pentágono envia porta-aviões adicional e milhares de soldados para o Oriente Médio; "Às vezes você tem que ter medo" para resolver situações, afirmou Trump
Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes