Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPF transfere ex-diretor-geral da PRF para Brasília após prisão...

PF transfere ex-diretor-geral da PRF para Brasília após prisão no Paraguai

Condenado por tentativa de golpe, ele fugiu na véspera de Natal após romper tornozeleira

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi transferido para a sede da Polícia Federal (PF) em Brasília neste sábado (27/12), após ser detido no Paraguai quando tentava embarcar para El Salvador com documentação falsa.

Vasques, que cumpre pena de mais de 24 anos por participação em tentativa de golpe de Estado, havia rompido a tornozeleira eletrônica e fugido do Brasil.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A transferência aconteceu depois que Vasques deixou a unidade da PF em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, às 9h20. A aeronave que o transportou decolou às 10h com destino à capital federal. Na noite anterior, ele permaneceu detido na sede da PF em Foz, após ser expulso do território paraguaio e entregue às autoridades brasileiras.

A captura do ex-diretor ocorreu quando ele apresentou documentos com o nome de Julio Eduardo no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Durante a abordagem, Vasques mostrou às autoridades paraguaias uma declaração alegando sofrer de câncer na cabeça e impossibilidade de falar, mas posteriormente admitiu que os documentos não eram seus.

A fuga de Vasques começou na véspera de Natal. Segundo informações enviadas pela PF ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, ele deixou seu condomínio em São José (SC) às 19h22 do dia 24, antes mesmo de sua tornozeleira eletrônica parar de funcionar. Registros mostram que, antes de sair, carregou um veículo alugado com itens para transporte de animais, levando consigo um cachorro.

A Polícia Penal de Santa Catarina tentou localizá-lo no condomínio por volta das 20h10 do dia 24. “Foram até o apartamento do réu, nº 706- Bloco A, mas ninguém atendeu. Também foram até a vaga de garagem, nº 333, e a encontraram vazia.” A PF foi acionada apenas às 23h daquele dia.

Após ser detido no Paraguai, Vasques foi transportado de carro pela polícia paraguaia até Ciudad del Este, algemado e com um capuz. Na aduana, foi formalmente entregue à PF brasileira.

O ex-diretor da PRF foi condenado pelo STF por sua participação em tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. De acordo com a decisão judicial, ele integrou o chamado “núcleo 2” da organização criminosa e atuou para monitorar autoridades e criar obstáculos à votação de eleitores, principalmente na região Nordeste, através de operações da PRF durante o segundo turno eleitoral.

As autoridades paraguaias informaram que o Ministério Público do país investigará a origem dos documentos utilizados por Vasques, verificando se foram extraviados ou roubados.

Leia mais: Após tentativa de fuga de Silvinei, Moraes determina prisão domiciliar para 10 condenados por trama golpista

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Preservativos

Ministério da Saúde reforça prevenção às ISTs no Carnaval

Campanha destaca uso de preservativos, vacinação e testagem antes, durante e depois da folia
Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

A vítima, socorrida e levada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi empurrada do Viaduto Jaceguai e caiu na Avenida 23 de Maio