Jair Bolsonaro deve passar por um terceiro procedimento na próxima segunda-feira (29/12) para tratar soluços, segundo a equipe médica do ex-presidente.
Na tarde deste sábado (27/12) Bolsonaro retornou ao centro cirúrgico do Hospital DF Star, em Brasília, para realizar o bloqueio anestésico do nervo frênico, medida que já estava prevista para impedir a crise de soluços de Bolsonaro.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A decisão pela intervenção cirúrgica ocorreu após o tratamento medicamentoso não apresentar resultados satisfatórios. Na madrugada deste sábado, Bolsonaro apresentou uma nova crise de soluços, mais prolongada, o que o impediu de dormir. Por isso, os médicos decidiram pelo novo procedimento.
O cardiologista Brasil Ramos Caiado, um dos médicos de Bolsonaro, afirmou que a primeira etapa da cirurgia deste sábado foi bem sucedida e que o ex-presidente já está em recuperação. O médico disse ainda que, na semana que vem, feito um novo procedimento, dessa vez para bloquear o lado esquerdo do nervo frênico:
“Fizemos o reparo no nervo frênico de um lado, faremos do outro, provavelmente na segunda-feira. Nossa proposta inicial era usar o tratamento clínico o quanto possível, com medicamentos, mas a resposta não foi a esperada. Ontem, ele teve uma crise forte de soluços. Optamos pelo bloqueio anestésico do nervo, hoje fizemos do lado direito e na segunda faremos no lado esquerdo”.
As crises de soluços enfrentadas por Bolsonaro são consequência do atentado que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. O procedimento realizado busca controlar esse problema que tem persistido apesar do tratamento medicamentoso.
O boletim médico divulgado pela equipe na tarde deste sábado informa que o ex-presidente “seguirá com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”.
A expectativa é que Bolsonaro fique mais 48 horas internado para observação e recuperação depois da próxima cirurgia na segunda-feira.
O ex-presidente está internado no hospital em Brasília desde quarta-feira (24/12) e operou uma hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25/12).
Leia mais: Bolsonaro passou por novo procedimento para tratar soluços, diz Michelle
