A polícia paraguaia localizou a tornozeleira eletrônica que o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques usava. O equipamento estava na rodoviária de Cidade do Leste, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
A tornozeleira foi encontrada na madrugada desta segunda-feira (29/12) por agentes da 3ª Delegacia do bairro Obrero, após Vasques romper o monitoramento e fugir do Brasil pelo Paraguai.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O ex-diretor da PRF foi detido em Assunção, capital do país vizinho, no dia 25 de dezembro, quando tentava embarcar para El Salvador com documentos falsos. A fuga ocorreu na véspera de Natal, dia 24, quando Vasques rompeu a tornozeleira e deixou o território brasileiro sem autorização judicial.
Autoridades brasileiras, ao constatarem o rompimento do dispositivo de monitoramento, emitiram alertas às forças de segurança nas fronteiras, o que possibilitou a localização e captura de Vasques pelas autoridades paraguaias.
A condenação
Vasques foi condenado pelo STF por participação em tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, após a derrota nas eleições de 2022. A 1ª Turma da Corte fixou a pena em 24 anos e 6 meses de prisão, além do pagamento de 120 dias-multa.
Leia mais: Trégua do calor? Chuva e rajadas de vento devem atingir SP, a partir desta segunda (29)
O julgamento, concluído em 16 de dezembro, analisou o chamado “Núcleo 2” da articulação golpista. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), os integrantes desse grupo ocupavam posições estratégicas no governo Bolsonaro e atuaram de forma coordenada para dar sustentação institucional e operacional ao plano golpista.
