A ADOR comunicou o término do contrato de exclusividade com Danielle, uma das integrantes do grupo de K-pop NewJeans. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29/12), após a empresa concluir ser inviável manter a relação profissional com a artista. A decisão ocorre depois que a Justiça sul-coreana validou, em outubro deste ano, os contratos das integrantes do grupo após uma batalha judicial iniciada em 2024.
A agência informou que realizou extensas conversas individuais com três integrantes do grupo e suas famílias após a decisão judicial favorável à empresa. As negociações foram conduzidas separadamente com cada artista para discutir a continuidade no grupo, que debutou em 2022 com cinco integrantes: Danielle, Minji, Hanni, Haerin e Hyein.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Após a decisão final do tribunal no processo judicial, confirmando a validade dos contratos de exclusividade, a ADOR manteve extensas conversas com Minji, Hanni, Danielle e as famílias das três integrantes”, declarou a empresa em comunicado oficial.
A disputa começou quando as integrantes tentaram deixar a ADOR no ano passado, alegando quebra de contrato por parte da empresa. O processo se estendeu por aproximadamente um ano até a decisão final da justiça sul-coreana.
Em relação a Hanni, a empresa relatou avanços nas negociações: “Hanni visitou a Coreia com sua família e participou de longas e profundas conversas com a ADOR. Nesse processo, revisitamos eventos passados e dedicamos tempo para analisar a situação objetivamente. Após conversas francas, Hanni decidiu respeitar a decisão do tribunal e continuar com a ADOR.”
Sobre Minji, o comunicado informa que as conversas prosseguem: “Minji também está em negociações com a ADOR, e as discussões continuam para ampliar o entendimento mútuo”.
A ADOR explicou os motivos para o encerramento do contrato com Danielle: “No caso de Danielle, determinamos que seria difícil continuarmos juntas como integrante do NewJeans e artista da ADOR, e hoje a notificamos sobre o término de seu contrato de exclusividade. Além disso, planejamos responsabilizar legalmente um membro da família de Danielle e a ex-CEO Min Hee Jin, que têm grande responsabilidade por desencadearem essa disputa e pela saída e atraso no retorno do NewJeans.”
Leia mais: Dudu Camargo sofre condenação e terá que pagar indenização por acidente com táxi
A empresa afirmou que as conversas com as integrantes revelaram um problema de comunicação. “Por meio dessas conversas, a ADOR descobriu que, durante um longo período, os membros foram continuamente expostos a informações distorcidas e tendenciosas, o que levou a muitos mal-entendidos sobre a empresa e, por fim, a esta disputa”, informou a agência.
O comunicado também menciona planos para esclarecer as controvérsias surgidas durante o conflito. “A empresa e os artistas concordam que, para reconquistar o carinho dos fãs e do público, é necessário — mesmo que leve algum tempo — dissipar completamente esses mal-entendidos com base em fatos precisos. Também concordamos em encontrar uma oportunidade para abordar as diversas controvérsias que surgiram durante a disputa e estamos discutindo o momento e a forma para isso.”
O NewJeans ficou conhecido por sucessos como “Super Shy”, “OMG”, “Hype Boy” e “Supernatural”. Haerin e Hyein, as outras duas integrantes do quinteto original, não foram mencionadas no comunicado atual da empresa.
