Mais de 2,5 milhões de pessoas devem participar do réveillon em Copacabana nesta quarta-feira (31/12). O evento, reconhecido pelo Guinness Book como o maior do mundo, contará com 70 atrações distribuídas em 13 palcos pela cidade do Rio de Janeiro, sendo três em Copacabana e dez em outras regiões.
A festa na orla carioca terá três palcos principais com programações distintas. No Palco Rio, montado em frente ao Copacabana Palace, as apresentações incluem Gilberto Gil com participação de Ney Matogrosso, Belo com Alcione, João Gomes com Iza, Alok e a escola de samba Beija Flor. A DJ Cady comandará o som entre os shows, das 18h às 3h.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
No Palco Samba, localizado na altura da Rua República do Peru, o público poderá assistir a Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira, Feyjão com o Bloco da Preta e a escola de samba Grande Rio. A DJ Tamy ficará responsável pelos intervalos entre as apresentações.
O terceiro palco, montado no Leme, será dedicado à música gospel, com apresentações de Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e o Grupo Marcados, além do DJ Marcelo Araújo.
A tradicional queima de fogos terá duração de 12 minutos, utilizando 14 toneladas de material pirotécnico distribuídos em 19 balsas, que foram vistoriadas pelos bombeiros na terça-feira (30/12). O espetáculo será complementado por 1,2 mil drones que formarão imagens no céu, incluindo um rosto que enviará mensagens ao público.
As autoridades alertam que o mar estará com ondas entre 2 e 2,5 metros durante o evento, representando risco para os banhistas.
O esquema de trânsito para o réveillon segue um cronograma específico. Desde as 6h do dia 30, o estacionamento está proibido em Copacabana, Ipanema, Leblon e Botafogo. À meia-noite do dia 31, ônibus fretados foram impedidos de entrar em Copacabana. Às 7h, a Avenida Atlântica foi totalmente fechada em ambos os sentidos.
A partir das 19h, apenas ônibus e táxis podem circular no bairro, e às 21h, há fechamento total do trânsito em Copacabana, permitindo acesso somente por metrô ou a pé. Veículos de aplicativo seguem as mesmas restrições dos carros particulares. A liberação das vias internas começará às 5h do dia 1º.
O transporte público opera com esquema especial. Entre 18h e 21h do dia 31, 24 linhas municipais e 11 intermunicipais circulam até Copacabana, com desembarque na Avenida Princesa Isabel. Após as 21h, os ônibus operam a partir do Terminal Enseada de Botafogo, com linhas para diversas regiões.
O metrô funciona com embarque controlado por passaportes vendidos antecipadamente das 19h às 23h59 do dia 31. Na madrugada do dia 1º, o embarque nas estações de Copacabana e Barra será permitido apenas com pulseira de retorno. A partir das 7h do dia 1º, a operação volta ao normal, exceto em algumas estações do Centro.
Os trens da SuperVia terão a Central do Brasil fechada às 21h15 do dia 31, reabrindo à 0h20 do dia 1º. Os trens circularão até as 2h em intervalos de 17 minutos e, após esse horário, em intervalos de uma hora.
O acesso à orla de Copacabana será feito exclusivamente por 16 pontos de revista obrigatória, equipados com detectores de metal e câmeras de reconhecimento facial. A Polícia Militar mobilizou 3,5 mil agentes para o evento, além de 300 viaturas com câmeras que transmitem imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle.
A Secretaria Municipal de Saúde instalou quatro postos médicos na Avenida Atlântica para atender casos de urgência. Os postos estão localizados nas alturas da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido, da Rua República do Peru e da Rua Siqueira Campos.
A estrutura de saúde conta com 230 profissionais distribuídos nos quatro postos, cada um com área de aproximadamente 200 metros quadrados. No total, são 48 leitos, sendo oito com suporte avançado, além de 50 poltronas de hidratação. Os postos funcionarão das 17h30 do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro de 2026.
