Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPetroleiros da FNP encerram greve de 16 dias após...

Petroleiros da FNP encerram greve de 16 dias após acordo com Petrobras

Federação aceitou quarta proposta da estatal com abono de metade dos dias parados e garantia contra punições aos grevistas

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) decidiu encerrar a greve dos trabalhadores do Sistema Petrobras após aceitar a quarta proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela estatal. A paralisação, que durou 16 dias, terminou oficialmente nesta quarta-feira (31/12), conforme anunciado pela entidade sindical. Os petroleiros haviam iniciado o movimento grevista em 15 de dezembro.

A aceitação da proposta ocorreu na terça-feira, um dia antes do prazo de validade estabelecido pela empresa. O acordo foi fechado antes da audiência de conciliação que estava marcada para 6 de janeiro de 2026 no Tribunal Superior do Trabalho (TST), quando também poderia acontecer o julgamento do dissídio.

“A decisão ocorreu após o envio da 4ª proposta pela Petrobras –chamada proposta de ajuste– com prazo de validade expirando no mesmo dia, e antecedendo a audiência de conciliação do dissídio de greve no TST, agendado para 6ª feira (2.jan.2026) além de um possível julgamento que ocorreria no dia em 6 de janeiro”, informou a FNP em nota.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Entre os avanços obtidos na negociação, a Federação destacou o abono de metade dos dias parados, com possibilidade de compensação da outra metade por meio de banco de horas. A Petrobras também se comprometeu a não punir ou transferir funcionários que participaram do movimento grevista.

A mobilização envolveu trabalhadores de diversas regiões do país, incluindo bases no Rio de Janeiro, Litoral Paulista, Amazônia e Alagoas/Sergipe. Além de questões salariais, os petroleiros manifestaram críticas à política da empresa, afirmando que a estatal prioriza os acionistas em detrimento dos trabalhadores.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) havia encerrado sua paralisação anteriormente, em 22 de dezembro, quando 13 dos 14 sindicatos filiados aprovaram a contraproposta da empresa. A FNP e a base do Norte Fluminense mantiveram a greve por mais tempo, encerrando-a apenas em 30 de dezembro.

Leia mais: BC identifica nova fraude do Banco Master com fundos da Reag investigada pela PF

Os petroleiros do Norte Fluminense, apesar do retorno ao trabalho, decidiram manter o estado de greve e a assembleia permanente. Esta medida visa pressionar a empresa a cumprir os compromissos assumidos durante as negociações, mantendo a categoria mobilizada caso haja descumprimento das cartas-compromisso enviadas pela Petrobras.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial