Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoGoverno francês proíbe redes sociais para menores de 15...

Governo francês proíbe redes sociais para menores de 15 anos

Medida integra pacote para reduzir exposição de jovens às telas e inclui veto ao uso de celulares em escolas

O governo francês finalizou um projeto de lei que proíbe jovens menores de 15 anos de acessarem redes sociais e veta o uso de telefones celulares nas escolas do país. A implementação das medidas está prevista para setembro de 2026, quando se inicia o ano letivo na França.

O projeto integra um pacote de ações para reduzir a exposição dos jovens às telas, com previsão de aprovação ainda no primeiro trimestre de 2026, segundo informações do jornal Le Monde.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Para avaliar especificamente os detalhes da proibição de celulares em ambientes escolares, o Conselho Superior de Educação (CSE), órgão consultivo do Ministério da Educação Nacional francês, realizará uma reunião extraordinária em 7 de janeiro.

As medidas propostas pelo governo francês encontram correspondência em uma proposta de lei apresentada pela deputada Laure Miller, do partido EPR (Juntos pela República). A iniciativa parlamentar já conta com o apoio de 121 dos 577 deputados que compõem o Parlamento francês.

Leia mais: China impõe restrições a importações de carne bovina para proteger setor doméstico

A regulamentação do uso de tecnologia por jovens tem se tornado uma tendência global. No Brasil, uma restrição ao uso de celulares em escolas entrou em vigor em 2025, proibindo a utilização dos aparelhos durante aulas, recreios e intervalos. A Austrália adotou em dezembro uma medida mais restritiva, proibindo o acesso às redes sociais para menores de 16 anos.

O projeto de lei francês ainda passará por debates parlamentares nos próximos meses antes de sua possível aprovação final e implementação no sistema educacional do país.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Irã afirma que acordos em negociações com EUA podem envolver energia, mineração e aeronaves

Irã afirma que acordos em negociações com EUA podem envolver energia, mineração e aeronaves

Uma nova rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (17/02) em Genebra, na Suíça
Membros do Conselho de Paz prometeram mais de US$ 5 bilhões para Gaza, diz Trump

Membros do Conselho de Paz prometeram mais de US$ 5 bilhões para Gaza, diz Trump

Plano de governo do presidente estadunidense inclui dar fim à guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas em Gaza
Donald Trump e Benjamin Netanyahu se encontram para discutir Conselho de Paz

Israel confirma participação em 1º reunião do Conselho da Paz de Trump

Durante o evento, o presidente dos EUA apresentará um plano de reconstrução para o território palestino avaliado em bilhões de dólares
Dois soldados israelenses em cima de escombros na região de Gaza

Ataques deixam 9 mortos em Gaza após acusação de violação do acordo pelo Hamas

Bombardeios atingiram acampamento de deslocados no norte e área de Khan Younis no sul; militares israelenses afirmam que terroristas emergiram de túnel a leste da linha de demarcação