Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEntenda por que Eduardo Bolsonaro foi convocado a retornar...

Entenda por que Eduardo Bolsonaro foi convocado a retornar à PF

Filho do ex-presidente perdeu mandato por faltar mais de um terço das sessões na Câmara. Polícia Federal determina que ele volte ao cargo de escrivão

A Polícia Federal determinou que Eduardo Bolsonaro volte a exercer o cargo de escrivão na corporação. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (02/12) no Diário Oficial da União (DOU). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro perdeu seu mandato como deputado federal em 18 de dezembro de 2025 por exceder o limite constitucional de faltas em sessões deliberativas.

A cassação do mandato parlamentar ocorreu com base em regra da Constituição Federal que proíbe deputados e senadores de faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas do ano. Eduardo Bolsonaro, que representava São Paulo no Congresso Nacional, havia se mudado para os Estados Unidos no início de 2025.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O parlamentar justificou sua transferência para o exterior alegando sofrer perseguição política e jurídica no Brasil. Mesmo tentando exercer suas funções à distância, não conseguiu manter o cargo devido ao número excessivo de ausências nas sessões da Câmara dos Deputados.

O ato declaratório publicado foi assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Licínio Nunes de Moraes Netto, e estabelece a “cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

O documento oficial também determina o “retorno imediato ao exercício do cargo efetivo em sua lotação de origem […] para fins exclusivamente declaratórios e de regularização da situação funcional”. O texto adverte ainda que a “ausência injustificada poderá ensejar a adoção das providências administrativas e disciplinares cabíveis”.

Nesse primeiro momento, o retorno tem caráter exclusivamente declaratório e visa à regularização da situação funcional do servidor. O texto também alerta que eventual ausência injustificada poderá resultar na adoção de providências administrativas e disciplinares previstas em lei.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Janja e Lula

Janja diz que desistiu de desfilar na Sapucaí para “evitar perseguição” a Lula

Primeira-dama justificou em nota sua opção de permanecer no camarote ao lado do presidente durante apresentação da Acadêmicos de Niterói
Erika Hilton Pabllo

Erika Hilton é recebida com gritos de “presidenta” no bloco da Pabllo; assista

Pabllo Vittar organizou bloco de rua em São Paulo para 2 milhões de foliões e Erika Hilton (PSOL-SP) marcou presença
Foto: Reprodução/Globo

Novo pede inelegibilidade de Lula após desfile da Acadêmicos de Niterói

Agremiação homenageou presidente no Carnaval do Rio com enredo que incluía Bolsonaro como palhaço, gerando reação da oposição
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre

Alcolumbre festeja homenagem ao Amapá durante desfile da Mangueira

Presidente do Congresso participa de evento em Macapá, dança ao som de ritmos populares e acompanha tributo ao estado na Sapucaí