Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaApós cassação, Eduardo Bolsonaro é convocado a retornar à...

Após cassação, Eduardo Bolsonaro é convocado a retornar à PF

Filho do ex-presidente perdeu mandato por faltar mais de um terço das sessões na Câmara. Polícia Federal determina que ele volte ao cargo de escrivão

A Polícia Federal determinou que Eduardo Bolsonaro volte a exercer o cargo de escrivão na corporação. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (02/12) no Diário Oficial da União (DOU). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro perdeu seu mandato como deputado federal em 18 de dezembro de 2025 por exceder o limite constitucional de faltas em sessões deliberativas.

A cassação do mandato parlamentar ocorreu com base em regra da Constituição Federal que proíbe deputados e senadores de faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas do ano. Eduardo Bolsonaro, que representava São Paulo no Congresso Nacional, havia se mudado para os Estados Unidos no início de 2025.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O parlamentar justificou sua transferência para o exterior alegando sofrer perseguição política e jurídica no Brasil. Mesmo tentando exercer suas funções à distância, não conseguiu manter o cargo devido ao número excessivo de ausências nas sessões da Câmara dos Deputados.

O ato declaratório publicado foi assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Licínio Nunes de Moraes Netto, e estabelece a “cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

O documento oficial também determina o “retorno imediato ao exercício do cargo efetivo em sua lotação de origem […] para fins exclusivamente declaratórios e de regularização da situação funcional”. O texto adverte ainda que a “ausência injustificada poderá ensejar a adoção das providências administrativas e disciplinares cabíveis”.

Nesse primeiro momento, o retorno tem caráter exclusivamente declaratório e visa à regularização da situação funcional do servidor. O texto também alerta que eventual ausência injustificada poderá resultar na adoção de providências administrativas e disciplinares previstas em lei.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais