O Catar estabeleceu sua primeira representação diplomática na América do Sul ao inaugurar um consulado em São Paulo, em dezembro passado. A iniciativa, anunciada na quinta-feira (2), marca um passo estratégico do país árabe que já mantém aproximadamente US$ 2 bilhões investidos em projetos brasileiros, principalmente no setor energético.
A nova sede consular atenderá diversos estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. A escolha por São Paulo se deve ao reconhecimento da cidade como principal centro financeiro latino-americano.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O diplomata Almuhannad Al-Hammadi, responsável pelo novo consulado, declarou que existe orientação clara para buscar oportunidades em todos os setores possíveis no mercado brasileiro.
“A ausência de um acordo para evitar a bitributação entre Brasil e Catar representa um dos principais obstáculos para a ampliação dos investimentos”, afirmou Al-Hammadi.
A Autoridade de Investimentos do Catar administra fundos soberanos que totalizam aproximadamente US$ 525 bilhões. Os investimentos no Brasil concentram-se principalmente em projetos desenvolvidos em parceria entre a Petrobras e a Qatar Energy.
Leia mais: Dólar baixo e otimismo global fazem taxas do Tesouro Direto caírem na 1ª sessão do ano
Além do setor energético, o país árabe demonstra interesse em diversificar seus aportes para áreas como agronegócio, sistema financeiro, turismo, mineração e hotelaria de luxo.
Representantes do fundo soberano catari já realizaram reuniões com governos estaduais e investidores brasileiros, com interesse específico em projetos no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
