Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilUbatuba registra 158 mm de chuva em 6 horas,...

Ubatuba registra 158 mm de chuva em 6 horas, 65% do previsto para janeiro

A cidade de Ubatuba, no litoral norte de SP, acumulou 158 mm de precipitação em apenas seis horas na madrugada deste domingo (4), o equivalente a 65% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Desde o primeiro dia do ano, o município já registrou 184,3 mm de chuva, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

As fortes precipitações causaram alagamentos em três bairros de Ubatuba – Perequê-Açu e Estufas 1 e 2 – além da avenida Rio Grande do Sul. Aproximadamente 30 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo municipal.

Em Juquiá, no Vale do Ribeira, ventos que atingiram 52 km/h provocaram o desabamento de uma residência onde estavam dois moradores. Um deles sofreu escoriações e precisou ser levado ao hospital, enquanto o outro ficou desalojado. Na mesma cidade, parte do telhado do complexo esportivo Vila Olímpica foi arrancada, sem registro de feridos.

A serra Mogi-Bertioga foi interditada temporariamente pela concessionária Novo Litoral entre os quilômetros 77 e 98 na manhã deste domingo. A medida foi tomada porque as chuvas acumuladas nas últimas 72 horas alcançaram aproximadamente 200 mm, “índice acima do considerado seguro para a operação do trecho de serra”.

Na Baixada Santista, municípios como Mongaguá, Cubatão e Peruíbe também enfrentaram problemas. Em Mongaguá, ruas ficaram alagadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Agenor de Campos, e uma estrutura metálica desabou na praça Dudu Samba. Em Cubatão, o transbordamento do rio homônimo inundou nove residências.

Leia Mais: Calor extremo leva 2,6 mil pessoas às UPAs do Rio em 20 dias

Em Peruíbe, uma família de turistas precisou ser resgatada com auxílio de um bote após a água invadir o quintal da casa onde estavam. Em Rio Grande da Serra, na região metropolitana, uma residência sofreu rachaduras após ser atingida por enxurradas.

A Defesa Civil alerta que na Baixada Santista e no litoral norte “os acumulados poderão ser expressivos, o que poderá acarretar em alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas com declive”. Para o restante do estado, a previsão indica sol com nuvens e possibilidade de chuvas fracas em pontos isolados.

As temperaturas em grande parte do estado de São Paulo devem variar entre 28°C e 34°C neste domingo. Na faixa leste, onde há previsão de chuva, os termômetros devem marcar entre 19°C e 24°C.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial