A cidade de Ubatuba, no litoral norte de SP, acumulou 158 mm de precipitação em apenas seis horas na madrugada deste domingo (4), o equivalente a 65% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Desde o primeiro dia do ano, o município já registrou 184,3 mm de chuva, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
As fortes precipitações causaram alagamentos em três bairros de Ubatuba – Perequê-Açu e Estufas 1 e 2 – além da avenida Rio Grande do Sul. Aproximadamente 30 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo municipal.
Em Juquiá, no Vale do Ribeira, ventos que atingiram 52 km/h provocaram o desabamento de uma residência onde estavam dois moradores. Um deles sofreu escoriações e precisou ser levado ao hospital, enquanto o outro ficou desalojado. Na mesma cidade, parte do telhado do complexo esportivo Vila Olímpica foi arrancada, sem registro de feridos.
A serra Mogi-Bertioga foi interditada temporariamente pela concessionária Novo Litoral entre os quilômetros 77 e 98 na manhã deste domingo. A medida foi tomada porque as chuvas acumuladas nas últimas 72 horas alcançaram aproximadamente 200 mm, “índice acima do considerado seguro para a operação do trecho de serra”.
Na Baixada Santista, municípios como Mongaguá, Cubatão e Peruíbe também enfrentaram problemas. Em Mongaguá, ruas ficaram alagadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Agenor de Campos, e uma estrutura metálica desabou na praça Dudu Samba. Em Cubatão, o transbordamento do rio homônimo inundou nove residências.
Leia Mais: Calor extremo leva 2,6 mil pessoas às UPAs do Rio em 20 dias
Em Peruíbe, uma família de turistas precisou ser resgatada com auxílio de um bote após a água invadir o quintal da casa onde estavam. Em Rio Grande da Serra, na região metropolitana, uma residência sofreu rachaduras após ser atingida por enxurradas.
A Defesa Civil alerta que na Baixada Santista e no litoral norte “os acumulados poderão ser expressivos, o que poderá acarretar em alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas com declive”. Para o restante do estado, a previsão indica sol com nuvens e possibilidade de chuvas fracas em pontos isolados.
As temperaturas em grande parte do estado de São Paulo devem variar entre 28°C e 34°C neste domingo. Na faixa leste, onde há previsão de chuva, os termômetros devem marcar entre 19°C e 24°C.
