Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPT, PCdoB e PSOL manifestam apoio a Maduro após...

PT, PCdoB e PSOL manifestam apoio a Maduro após prisão pelos EUA

Partidos classificam operação militar americana como "sequestro" e pedem libertação do líder venezuelano

A Fundação Grabois, ligada ao PCdoB, divulgou no sábado (03/01) um comunicado em solidariedade a Nicolás Maduro após a operação militar americana que resultou na prisão do líder venezuelano. No documento, a entidade se refere a Maduro como “presidente” da Venezuela e descreve a ação dos Estados Unidos como “agressão armada imperial-colonial” e “atentado terrorista de Estado”.

O texto publicado pela Fundação Grabois foi assinado por Walter Sorrentino, presidente da instituição. A manifestação ocorreu em resposta direta à operação militar que culminou na captura do mandatário venezuelano.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O posicionamento da Fundação segue a mesma linha adotada por outros partidos da esquerda brasileira. O PT classificou a prisão de Maduro como um sequestro e afirmou que a operação americana representa a mais grave agressão internacional ocorrida na América do Sul no século XXI.

O PSOL também se manifestou no sábado, solicitando a “libertação” de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O partido defendeu a integração dos países latino-americanos contra o que considera uma ofensiva dos Estados Unidos na região.

Leia mais: Após audiência de custódia, STF mantém prisão de Filipe Martins

As manifestações de apoio a Maduro aconteceram enquanto o líder venezuelano era transferido para Nova York, onde enfrentará julgamento. Os Estados Unidos realizaram o ataque à Venezuela na madrugada de sábado (3), capturando Nicolás Maduro e levando-o para território americano.

Maduro será julgado em Nova York sob acusação de narcoterrorismo, segundo informações divulgadas pelos Estados Unidos após sua captura. PT, PSol e PCdoB, por meio da Fundação Grabois, foram as principais organizações políticas brasileiras a se posicionarem publicamente em defesa do líder venezuelano.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais