Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGovernadores brasileiros se dividem sobre captura de Maduro pelos...

Governadores brasileiros se dividem sobre captura de Maduro pelos EUA

Oito chefes de executivos estaduais condenaram operação militar americana, enquanto sete apoiaram ação contra presidente venezuelano

Oito governadores brasileiros condenaram a operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, enquanto sete celebraram a ação. O levantamento, divulgado neste domingo (4), mostra que um governador manteve posição neutra sobre o episódio.

Os governadores utilizaram suas redes sociais para expressar posicionamentos sobre o ataque ordenado pelo presidente Donald Trump. O grupo que condenou a ação inclui Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Renato Casagrande (PSB-ES), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB), Rafael Fonteles (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Eduardo Leite (PSD-RS).

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Entre os que apoiaram a operação estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR), Cláudio Castro (PL-RJ) e Jorginho Mello (PL-SC).

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), adotou postura neutra sobre o ocorrido. Já Antonio Denarium (PP), governador de Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela, não publicou nota oficial em seus perfis no X ou Instagram. Ele apenas compartilhou em seus stories um vídeo do comandante da Polícia Militar de Roraima sobre o reforço policial na fronteira.

Leia mais: PT, PCdoB e PSol manifestam apoio a Maduro após prisão pelos EUA

Eduardo Leite, Helder Barbalho e Renato Casagrande, mesmo discordando da operação militar, expressaram críticas ao governo de Maduro. Os demais governadores brasileiros não se manifestaram publicamente sobre o assunto até o momento.

O posicionamento dos governadores reflete a divisão política no país em relação à situação venezuelana. As manifestações ocorreram após a operação militar americana que culminou com a detenção do líder venezuelano.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais