Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, devem comparecer ao Tribunal Distrital Federal de Manhattan para uma audiência judicial. O encontro está agendado para esta segunda-feira (5), ao meio-dia no horário local. A informação foi divulgada pelo próprio tribunal em comunicado oficial neste domingo (4).
A sessão será presidida pelo juiz Alvin K. Hellerstein, conforme detalhado no documento emitido pela corte americana. A audiência representa a primeira aparição do casal neste tribunal localizado em Nova York, nos Estados Unidos, após sua captura por forças americanas durante uma operação militar na Venezuela.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Segundo anúncio anterior do governo americano, Maduro e Cilia Flores respondem em Nova York por acusações que incluem conspiração para narcoterrorismo, tráfico internacional de cocaína, e posse e uso de armas de guerra. Os EUA afirmam que Maduro lidera o chamado Cartel de los Soles, embora especialistas questionem essa versão, indicando que o grupo opera mais como uma rede difusa de militares envolvidos no tráfico.
Leia mais: Trump ameaça Delcy Rodríguez caso não siga ordens dos EUA: “Vai pagar um preço alto”
Esta audiência ocorre após a operação militar de grande escala lançada pelos Estados Unidos contra a Venezuela na madrugada de sábado (3), que resultou na captura do presidente venezuelano e sua esposa. Segundo o presidente americano Donald Trump, o casal foi levado de helicóptero até o navio anfíbio USS Iwo Jima no mar do Caribe, e de lá seguiram para os Estados Unidos.
